Gabarito Enem 2009 – após dois exaustivos dias para resolução das provas do Enem 2009, o INEP, orgão designado pelo MEC para divulgar o gabarito dos testes publicou os resultados incorretos. Após as reclamações de especialistas e muitos alunos, aterrorizados por acharem que tinham errado as questões, o INEP divulgou que o erro estava na publicação e se comprometeu a divulgar novo gabarito nesta segunda-feira (07/12), após as 10h00. Algumas horas depois do compromisso do INEP, nenhum gabarito novo e corrigido foi publicado no site oficial (clique aqui). O INEP não divulgou o novo gabarito corrigido na hora prevista, e o MEC não publicou nenhuma posição oficial para informar uma nova previsão aos milhões de estudantes que dependem deste processo para ingresso nas universidades.
Assim o ENEM 2009 começa a ser conhecido como o “teste de resistência”, não só para os alunos, mas também para os pais que acompanham a expectativa e o drama vivido por seus filhos.
Segundo o INEP, a média nacional de faltosos ficou em 37,7% no sábado. Só em São Paulo, foi registrado índice de 46,9%. O estado concentra mais de 1 milhão de estudantes e, com a mudança da data de aplicação da prova, instituições importantes como USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas e PUC ficaram impossibilitadas de utilizar a nota do Enem, por força de seu calendário, o que diminuiu o estímulo dos alunos para fazer a prova. O índice nacional de abstenção é atribuído, fundamentalmente, à distância de quase cinco meses entre período de inscrições e aplicação da prova e à ocorrência de chuvas em todo o país.