Com o patrocínio do espetáculo musical “Oui, oui… a França é aqui – A Revista do Ano”, o Grupo PSA Peugeot Citroën encerra suas ações culturais ligadas ao Ano da França no Brasil atingindo um marco significativo: o patrocínio de 11 eventos. Um número expressivo que fez a empresa atingir o objetivo de ajudar a trazer mais da cultura francesa aos brasileiros de todas as regiões do país, por meio de espetáculos, exposições, palestras, debates nas mais variadas áreas, tendo, sobretudo, a missão de fortalecer os laços entre os dois países.
O fechamento desta participação é realizado com uma peça que tem total identificação com o Ano da França no Brasil. “Oui, oui… a França é aqui” retrata a influência francesa na cidade do Rio de Janeiro através da estrutura do teatro de revista, com seus números musicais e esquetes cômicos. A escolha deste gênero de teatro para narrar essa “história-homenagem”, se deu pelo fato da “revista de ano” (peça teatral cômica e musicada) ter surgido na França, no século XVIII, e depois feito grande sucesso no Brasil. A peça está em cartaz em um dos mais tradicionais palcos do Rio de Janeiro, o Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën.
A PSA Peugeot Citroën no Ano da França no Brasil
O Grupo PSA Peugeot Citroën foi um dos “mecenas” (que patrocinaram e fizeram parte da organização) desta grande festa franco-brasileira e esteve engajado em viabilizar os eventos e tornar as comemorações ainda mais marcantes. Como resultado, o Grupo PSA foi uma das empresas que mais patrocinou eventos no Ano da França. No total, o Grupo PSA, de forma institucional ou por meio de suas marcas, Citroën e Peugeot, patrocinou 11 eventos diferentes.
Como resultado, os brasileiros puderam ver sem sair do país: as exposições “Tesouros do Louvre. Esculturas de Houdon”, “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”, “A rua é nossa… é de todos nós!”, “Oui, Brasil” e “Ícones do Design”, o Festival de Cultura Francesa “C´est Si Bon”, o festival de cinema “Cinema ao Luar – Auditório Ibirapuera”, entre outros. Foram eventos de grande importância cultural e que retratam alguns dos principais valores do Grupo PSA, como design, inovação e sustentabilidade.
A decisão de trazer uma quantidade significativa de grandes exposições para o Brasil, mesmo em um momento de instabilidade mundial, faz parte do compromisso social do Grupo PSA com o país, investindo em cultura como forma de enriquecer nossa sociedade. Ações que são possíveis graças às leis de incentivo fiscal, usadas pela empresa para viabilizar as exibições.
Os eventos patrocinados pelo Grupo PSA
Durante o Ano da França no Brasil, a PSA Peugeot Citroën patrocinou, de forma institucional ou por meio de suas marcas, Citroën e Peugeot, os eventos:
Exposição “A rua é nossa… É de todos nós”
Local: Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Mês: Abril
Exposição “Tesouros do Louvre. Esculturas de Houdon”
Local: Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Mês: Abril/Maio/Junho
Exposição “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro
Mês: Maio/Junho
Exposição “Oui, Brasil”
Local: No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo
Mês: Julho
Panorama do Cinema Francês
Local: São Paulo
Mês: Julho
Festival Cinema ao Luar – Auditório Ibirapuera
Local: Parque Ibirapuera, em São Paulo
Mês: Julho
Exposição “Ícones do Design”
Local: Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Mês: Agosto/Setembro em São Paulo e Outubro/Novembro, no Rio de Janeiro.
Festival “C”est si bon”
Local: Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Mês: Setembro
Espetáculo “Bibi canta e conta Piaf”
Local: Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën, no Rio de Janeiro
Mês: Setembro
20º Encontro de Automóveis Antigos do Rio / Homenagem ao Ano da França
Local: Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro
Mês: Setembro
Espetáculo “Oui, Oui a França é Aqui”
Local: Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën, no Rio de Janeiro
Mês: Novembro/Dezembro