INSS – PREVBarcos farão viagens em setembro a 20 municípios

0

INSS – As três unidades do PREVBarco partem para novas missões neste mês de setembro. A embarcação de Santarém (PA) sai nesta terça-feira (15). A viagem da unidade de Rondônia começa no dia 25. O PREVBarco de Belém parte em seguida, no dia 27. No trajeto percorrido pelos três, os serviços previdenciários são levados para comunidades rurais, ribeirinhos, extrativistas, aldeias indígenas e quilombolas. 

A Unidade Móvel Flutuante de Santarém fez, no primeiro semestre deste ano, mais de cinco mil atendimentos aos segurados da Previdência Social do Oeste do Pará, sendo que 2.124 foram requerimentos de benefícios. A clientela atendida era majoritariamente rural, principalmente segurados especiais, e o benefício mais procurado foi o salário-maternidade. Neste segundo semestre, o PREVBarco fará três roteiros. Serão contemplados 11 municípios. Nesta terça, a agência móvel vai a Almeirim, Souzel, Porto de Moz, Prainha e Monte Alegre. A partir de 25 de outubro serão visitados Aveiro, Obidos, Juruti, Faro, Terra Santa e Oriximina. A última navegação, entre 6 e 19 de dezembro, atenderá Monte Alegre e Prainha.

A embarcação de Rondônia atende os ribeirinhos nos vales dos rios Guaporé e Mamoré. Um trajeto de 1.500 quilômetros, em área de fronteira com a Bolívia. Na próxima viagem, a partir do dia 25 – que terá duração de 10 dias –, serão visitadas aldeias indígenas (várias etnias) dos municípios de Olinda, Sotero, Fagarana, Guaporé II e Ricardo Franco, além da comunidade que vive da extração de castanhas em Surpresa. Até o final do ano, a estimativa é a de que a unidade flutuante faça 3.500 atendimentos.

Já o PREVBarco de Belém, que atende o Arquipélago do Marajó, visitará em setembro os municípios de Portel (27/9 a 2/10), Melgaço (3/10 a 6/10) e Bagre (7 a 9/10). O retorno à capital paraense será no dia 10 de outubro.

Alternativa – O PREVBarco é uma alternativa para a interiorização do atendimento previdenciário. A Unidade Móvel Flutuante possui todas as facilidades e oferece todos os serviços disponíveis nas Agências da Previdência Social (APS) fixas. É equipada com alta tecnologia, que permite a transmissão de dados via satélite, possibilitando assim o acesso on line aos dados do segurado e a concessão de benefícios em até meia hora.

Antes do PREVBarco, para requerer um benefício os moradores desses locais isolados se submetiam a longos, desconfortáveis e onerosos deslocamentos até a sede de um município mais próximo onde houvesse uma agência fixa da Previdência Social. Dependendo da localidade, esses deslocamentos podiam levar horas e até mesmo dias de viagem em frágeis canoas ou, na melhor das hipóteses, em rabeta (pequena embarcação movida por motor de baixa potência), meio de transporte muito utilizado pelos ribeirinhos.

Parcerias – No Amazonas, o atendimento à população ribeirinha é feito em ação conjunta com o governo do estado, por meio do projeto do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). Atualmente, o PAI está com dois barcos: o Puxirum I e o Puxirum II, que percorrem os principais rios da região (Amazonas, Solimões, Negro, Tocantins e Xingú) e seus afluentes (Juruá, Japurá, Branco, Purus, Madeira).

O Puxirum I está navegando na calha do Alto Solimões, que compreende os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá Santo Antônio do Iça, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.

Já o Puxirum II chegou no dia 24 de agosto da calha do Rio Purus. Nesta última viagem, que começou em 25 de maio, esta Unidade Móvel Flutuante do INSS realizou 3.115 atendimentos nos municípios de Boa do Acre, Pauni, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri. No próximo dia 28 de setembro o Puxirum II segue para os municípios da calha do rio Madeira: Nova Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte.

INSS ACS/MPS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui