Jovens Empreendedores de Ji-Paraná

1

O Brasil é o quinto maior país do mundo e tem o maior percentual de jovens, porém, cerca de 50% desses jovens não estudam e dos quais estudam apenas 13% chegam a universidade. O que mais vem preocupando a Seduc (Secretaria da Educação) é a questão do desemprego. Cerca da metade do total de desempregados no Brasil tem entre 15 e 24 anos, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O percentual chega à 46% de jovens desempregados.

Um dos principais motivos é a falta de capacitação técnica e profissional, muitas vezes causada pela falta de condições financeiras, mas isso também se deve a fraca cultura empreendedora e a desconexão da educação com o mercado de trabalho. Através disto, a Secretaria da Educação com o objetivo de formar jovens empreendedores, criou um projeto de incentivo aos alunos do ensino médio.

A Feira do Empreendedorismo, tem por finalidade preparar os jovens para serem pequenos empreendedores e para que possam se capacitar para o mercado de trabalho. Este projeto é obrigatório em todas as escolas públicas de Ji-Paraná, e é direcionado ao ensino médio. Através deste projeto os jovens aprendem a como gerenciar uma empresa, a importância dos argumentos e do bom atendimento e como o otimismo, a persistência e a responsabilidade fazem toda a diferença no mercado de trabalho, “Eu acho um ótimo projeto, digamos que é uma preparação para o futuro e com isso os alunos tem uma base de como será o mercado de trabalho”, diz Samielle Cristofari, aluna do terceiro ano do ensino médio da escola Julio Guerra.

Andressa Damiana
Aluna Reporter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui