Lentes de contato: no Brasil são 8,4 milhões de usuários

0

Elas têm uma boa aceitação no mercado e atende 8,4 milhões de usuários no País, isso apenas para correção de grau. Os dados são da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria e mostram ainda que, por estética, no Brasil mais de 500 mil pessoas utilizam lentes coloridas. “Isso mostra um mercado em expansão que ainda tende a crescer muito, pois as pessoas estão em busca de conforto e segurança”, diz Dr. José Geraldo do Inob – Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília.

Para entender um pouco sobre o assunto, vale voltar no tempo. Pouca gente sabe, mas quem propôs aplicar lentes corretivas diretamente nos olhos foi Leonardo da Vinci, em 1508. A idéia foi aprimorada anos mais tarde, em 1887, pelo fisiologista alemão Adolf Fick, criador das primeiras lentes – hoje tão populares.

Segundo o oftalmologista, as lentes de contato geram resultado mais próximo da visão natural que os óculos. “Elas são customizadas para o paciente. Podem ser encontradas em função corretiva, para ajuste de erros de refração, como a miopia. Há as cosméticas, que servem para colorir a superfície dos olhos, e as terapêuticas, que tratam distúrbios não refrativos dos olhos, como por exemplo, a ceratite e o edema de córnea. Existem até mesmo as lentes de proteção ultravioleta, que minimizam os efeitos dos raios danosos do sol”, esclarece.

As lentes ainda são classificadas em rígidas e gelatinosas. A primeira não absorve água e é indicada para pessoas com grau elevado de miopia e astigmatismo, sendo aconselhada para pessoas com ceratocone – doença não-inflamatória degenerativa do olho. Já a gelatinosa é recomendada para quem está se adaptando, por isso há uma maleabilidade, além de serem de baixo custo. “Sem dúvida, uma das lentes de grande importância é intra-ocular, implantada no olho durante a cirurgia de catarata em substituição ao cristalino – que é a lente natural. Como ganho secundário, muitas vezes corrige alterações como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia”, revela Dr. Geraldo.

PRECISÃO – Aos que praticam esportes, as lentes de contato são uma grande vantagem, pois permitem alcançar um melhor desempenho por meio da acuidade visual. Muitos atletas aderem inclusive a algumas lentes coloridas, que filtram certos comprimentos de onda de luz para tornar os detalhes visuais mais precisos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui