Moradora de Colorado do Oeste premiada pelo Ministério da Cultura

0

cultura
Vilhena e Colorado do Oeste assistirão o filem de Deise Araujo

Colorado D’Oeste e Vilhena serão as cidades do estado de Rondônia que terão a oportunidade de conhecer parte do resultado do projeto “Revelando os Brasis”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul para democratizar o acesso ao mundo audiovisual em cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.

O primeiro município terá o privilégio de receber o projeto porque um dos 40 selecionados em todo o Brasil para transformar em vídeo sua história é morador da cidade.

Ela é Deise de Araújo Rocha e seu documentário, chamado “Do voto no saco do rei da bala chita à urna que tem feição, mas não proseia”, conta a evolução no processo de votação em Colorado D’Oeste, uma das cidades brasileiras que estão testando a urna biométrica, que permitirá a identificação dos eleitores por meio das digitais. O vídeo investiga se a tecnologia provocou também mudanças no comportamento do eleitor, abordando temas polêmicos como um passado onde o voto poderia valer uma laqueaduras ou outros favores.

Um caminhão do projeto levará para Colorado e para Vilhena toda a estrutura necessária para montar um cinema ao ar livre e exibir o vídeo de Rondônia, além de três produções de moradores de municípios do Acre.

Em Colorado D’Oeste, a exibição acontece na terça-feira, dia 16, a partir das 19 horas, no Parque de Exposição Marcos Donadon. No dia seguinte, 17, será a vez de Vilhena receber o projeto no campus da Universidade Federal.

Do Acre, serão exibidos os vídeos “Arte em Ruína”, “Yube Nawa Aibu –Mulher Jibóia Encantada” (produzido por um índio da tribo kaxinawá) e “Seu Nome era Brasília”.

O “Revelando os Brasis” é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.

Vá lá:

Mostra de Vídeos Revelando os Brasis em Rondônia

Dia 16 – Colorado D’Oeste (Parque de Exposição Marcos Donadon)

Dia 17 – Vilhena (campus da Universidade Federal)

Às 19 horas

Saiba mais

O projeto Revelando os Brasis é voltado para moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes. Eles se inscrevem contando uma história que gostariam de ver transformada em vídeo.

Do total de inscritos – nesta edição do projeto, foram 712 inscrições –, 40 são selecionados. Os escolhidos participam de um curso intensivo de produção audiovisual no Rio de Janeiro e têm a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição.

Depois, os 40 retornam para suas cidades, montam suas equipes com moradores da própria cidade e produzem seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.

Na terceira etapa do projeto, as cidades dos 40 selecionados terão a oportunidade de conferir o resultado do trabalho. Três caminhões irão percorrer entre os meses de maio e junho 27.500 quilômetros em 18 estados brasileiros, cujas capitais também serão alvo da exibição dos vídeos produzidos em sua região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui