Operação “São Silvestre 2009”

0

Em 31 de dezembro de 2009 será realizada a 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, organizada pela Fundação Cásper Líbero e Gazeta Esportiva para a qual a Polícia Militar desenvolveu um esquema especial de policiamento a partir das 11h30 para garantir a segurança dos atletas participantes e do público que normalmente vêm prestigiar o evento.

A corrida com percurso de 15 Km terá largada na Av. Paulista, em frente ao MASP e percorrerá as principais ruas do centro e terá chegada no nº 900 da mesma avenida em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. Será dividida em três categorias com largadas distintas: cadeirantes, às 15h; elite feminina, às 16h30. e às 16h45 a prova elite masculina e demais atletas em geral.

Tradicional e cada vez mais reconhecida no país e no exterior, contando com a presença de atletas do vários países, a 85ª edição da Corrida de São Silvestre deve atingir perto de 20.000 participantes.

Serão empregados cerca de 2.800 policiais militares, distribuídos por toda a extensão da prova, 44 viaturas de 4 rodas e 54 viaturas de 2 rodas, totalizando 102 viaturas. Além do policiamento da prova serão empregados aproximadamente 350 PM no policiamento preventivo motorizado, distribuídos entre radiopatrulhas, Força Tática, ROCAM e Unidades especializadas da área de Trânsito, Choque, Bombeiros e Policiamento Aéreo.

Entre o Pelotão de Elite e o de participantes em geral haverá um de Policiais Militares atletas que participarão da prova correndo os 15 Km. Este Pelotão será em número de 300 PM que durante a corrida, além de participar da prova, estarão atentos à possíveis irregularidades criminais e transgressões, vez que receberão da organização da Prova São Silvestre camisetas identificando-os como policiais militares, pois tais camisetas possuem o logo da PM à frente e em suas costas a inscrição “Polícia Militar do Estado de São Paulo”. Além disso, durante o percurso, o acompanhamento dos Atletas de elite será feito por Motos do Pelotão de Escolta da Polícia Militar, e, em algumas partes do percurso auxiliados por bicicletas, tudo para garantir a segurança do público, dos atletas e evitar invasões na pista.

Além da Polícia Militar, a operação “São Silvestre 2009” contará com ações conjuntas de diversos órgãos públicos como: CET, GCM, METRÔ, SPTRANS, Prefeitura e fiscais do próprio evento, chegando a um total de 2.800 homens. Na área de saúde haverá 8 postos médicos com ambulâncias, 7 postos de distribuição de água, 3 postos com chuveiros, 3 postos de hidratação.

O Posto de Comando do policiamento será na Av. Paulista, nº 900, sob coordenação do Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Centro, Coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, e Comando operacional do Tenente Coronel Sidney Câmera Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui