Pará promove primeiro casamento coletivo indígena do Brasil

0

A Defensoria Pública do Estado do Pará promove no dia 22/12, o primeiro casamento coletivo indígena do Brasil. A cerimônia irá oficializar a união de 300 casais de 10 etnias: Wai Wai, Katwena, Xerwuiana, Hiskararyana, Mawaiana, Wadixana, Tunayana, Xowyana, Ckiyana e Caxuyana e será realizada na Aldeia do Mapuera, município de Oriximiná, noroeste do estado. 

O projeto foi idealizado pelo defensor público do Estado, Mário Printes, na época do Fórum Social Mundial, quando integrantes de diversas tribos indígenas procuraram a Defensoria Pública para resolver os problemas relacionados à Previdência Social. “Muitos índios, que não são casados oficialmente, acabam deixando viúvas sem nenhum benefício junto à Previdência, e os filhos, por sua vez, também ficam desamparados”, observou Printes.

Segundo ele, o Pará tem atualmente 42 etnias, a maior parte vivendo em Oriximiná. “Para nós é uma grande satisfação promover este evento, não só pela Defensoria ser responsável por este marco na história indígena brasileira, mas também porque sabemos que estamos, de fato, proporcionando a verdadeira cidadania a estes povos, garantindo benefícios previdenciais e assegurando a melhoria de vida dessas comunidades”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui