Parceria para desenvolver o artesanato rondoniense

0

Campina Grande (PB) - O Salão do Artesanato é uma das atrações da época de festas juninas na cidade. Cerca de 4,3 mil artesãos lotam o espaço de 3,2 mil metros quadrados e aproveitam o período para lucrar  Foto: Roosewelt Pinheiro/ABrEm uma ação inédita em Rondônia o Governo do Estado, através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento do Comércio Exterior para desenvolver a produção do artesanato rondoniense.

Na última semana a coordenadora estadual do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro – Maria Dalvani de Souza, esteve em Brasília para assinar a parceria e conhecer como deve ser realizado o projeto em Rondônia. “O BNDES apresentou uma proposta para dar visibilidade à produção do artesanato local. Através de exposição de fotos da produção artesanal do estado no site www.bndes.gov  o Banco vai estimular a comercialização das peças com disponibilidade de financiamentos. Essa ação vai proporcionar distribuição de renda e maior lucro entre os artesãos do estado”, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.

“É muito importante lembrar os artesãos que, para participar do programa, é preciso fazer parte de alguma associação ou cooperativa e também preencher um cadastro na Gerencia de Cultura na sede da Secel. Vamos fazer um cartão nacional do artesão e enviar fotos do artesanato produzido em Rondônia para ser divulgado pelo BNDES no site e mostrar nossas peças entre as empresas interessadas”, complementa Dalvani Souza.

Além de Rondônia participação do programa, os estados do Acre, Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Fonte: A/I SECEL – Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui