O governador do Amazonas em exercício, Omar Aziz, recebeu o presidente da República Tcheca Václav Klaus nesta segunda-feira, 23 de novembro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Acompanhado por uma comitiva composta por 55 membros, sendo 25 empresários e funcionários do primeiro escalão do governo, o chefe de estado tcheco veio movido pelo interesse de investir numa indústria produtora de cimento e de conhecer as políticas de desenvolvimento sustentável aplicadas no Estado. Outro setor que poderá ser alvo de investimentos daquele país é o de transporte.
“Sobre a possibilidade de instalar uma indústria de cimento aqui, vemos com bons olhos uma vez que temos uma grande demanda pelo produto e isso aumentaria a competitividade no setor, além de gerar novas oportunidades. Isso, claro, dentro das normas ambientais, outro setor que, aliás, é de grande interesse do presidente e dos empresários”, disse Omar.
Segundo Omar, o fato de uma comitiva tão numerosa incluir o Amazonas no seu roteiro de prospecções, além de capitais como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, sinaliza a importância econômica que o Amazonas alcançou. “Nós temos aqui, no nosso Pólo Industrial, muitos incentivos que nos permitem formar parcerias importantes. Em relação à República Tcheca, ainda temos uma tímida agenda de acordos comerciais que, se tudo der certo, poderão ser expendidos em benefício da nossa economia”, acrescentou.
Boa parte da delegação de empresários que veio com a comitiva tcheca atua nos ramos de infra-estrutura, como a construção de plantas industriais e de automatização. Durante a conversa reservada entre o presidente Václav Klaus, ministros e o governador em exercício, foi demonstrado, ainda, um grande interesse em oferecer a tecnologia do monotrilho, o VLT, sistema de transporte que o Governo do Estado começará a construir no ano que vem visando à ampliação da capacidade do sistema de massa da capital para a Copa de 2014.
Esses e outros assuntos serão tema de uma próxima reunião entre representantes do Amazonas e da República Tchecas, que será agendada para breve. Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), a República Tcheca foi o 52º país para o qual o Amazonas mais exportou em 2007. Do nosso Estado, eles importam condensadores elétricos.