Previsão do tempo alerta para quarta-feira com fortes temporais no Sul e Mato Grosso do Sul

0

Previsão do tempo alerta para quarta-feira com fortes temporais no Sul e Mato Grosso do Sul. Uma frente fria e um ciclone extratropical avançam pelo Sul do País e provocam chuvas generalizadas e temporais em boa parte do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, o acumulado passa dos 60mm no centro e oeste de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná e dos 50mm no norte do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, esperam-se ventos intensos com mais de 100km/h no oeste do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Além disso, há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Estado paranaense e oeste catarinense.
Além das chuvas, a temperatura máxima entra em declínio e não passa dos 10°C no norte do Rio Grande do Sul e meio oeste de Santa Catarina. Apenas no leste e norte do Paraná, ainda faz calor, com máxima de mais de 26°C em algumas localidades. Ao longo do dia, as chuvas fortes também atingem o sul de Mato Grosso do Sul e a máxima não chega a 20°C na região de fronteira com o Paraguai.

Já na maior parte do Centro-Oeste, em todo o Sudeste, no interior do Nordeste e em parte da Região Norte, o sol e o calor predominam. Além disso, a umidade do ar permanece baixa, com valores inferiores a 30%. No Nordeste, há previsão de chuva forte desde a costa leste do Rio Grande do Norte até a costa do Maranhão, inclusive nas Capitais Natal, Fortaleza e São Luís por conta das áreas de instabilidades conhecidas como ondas de leste. No Norte, a frente fria do Sul e Centro-Oeste começam a organizar instabilidades sobre a Amazônia. O resultado é a volta das pancadas de chuva e trovoadas no Acre e oeste do Amazonas. Além disso, também chove em Roraima, norte do Pará e Amapá.

Litoral
O ciclone extratropical gera ventos em torno dos 100km/h na costa de Santa Catarina e ondas com mais de 2,5m de altura no litoral do Rio Grande do Sul. Além do ciclone, a maré alta gerada pela lua nova provoca ressacas na costa da Região Sul, especialmente do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui