Próteses capilares européias e orientais

3

Próteses capilares européias e orientais, confeccionadas fio a fio, com cabelo natural humano, são as melhores do mundo. As próteses evoluíram e, hoje, nem de longe se parecem com perucas. Além de fixarem-se ao couro cabeludo, permitindo ao usuário desenvolver atividades como natação e outros esportes, elas podem receber coloração e penteados como os cabelos naturais. Ninguém imagina que Norberto Levin é usuário de prótese capilar. Idêntica ao cabelo que restou nas laterais de sua cabeça, a prótese tem fios grisalhos, corte moderno e pode ser puxada que não descola da cabeça. 

Feita de uma base de pele sintética hipoalergênica, com textura semelhante à do couro cabeludo, a prótese capilar tem implantação de cabelo natural fio a fio, ao contrário de uma peruca comum, geralmente constituída de cabelos sintéticos colocados em tufos numa espessa base de tela. Sua base, finíssima, é feita de derivado de poliuretano desenvolvido com tecnologia de última geração. É fixada ao couro cabeludo com cola à base de água e fita dupla face, por isso proporciona firmeza e não oferece risco de reações alérgicas.

O cabelo, dependendo da origem, pode ter espessura fina (quando originário da Europa) ou grossa (proveniente de países orientais), escolhida de acordo com as características do cabelo do cliente. Os fios, selecionados, têm tamanho que varia de 13 a 52 cm. Depois de colocada, a prótese pode receber corte e tratamentos químicos de tintura e luzes – inclusive tons de grisalho que vão de 5% a 80% -, proporcionando aspecto totalmente natural ao tato e à visão. Ao adaptar-se perfeitamente ao formato da cabeça e à temperatura do couro cabeludo, resiste aos dias mais quentes e/ou úmidos. Os cabelos podem ficar ao vento ou submeter-se à ação da água como os de qualquer pessoa. O usuário mantém seu estilo de vida normal, praticando natação, corrida, futebol, esportes radicais e náuticos, além da correria do dia a dia.

Outro diferencial importante é que a prótese é indicada para a perda de cabelo em qualquer quantidade. Uma mulher que tem pouco volume de cabelo e fica constrangida ao entrar na piscina, tomar sauna ou chuva, ou mesmo uma criança que passe por doença, acidente ou tratamento que leve a uma grande perda de cabelo ou cicatrizes, são candidatas em potencial ao uso de um implante não cirúrgico.

Sob medida – Como calvície e falhas no crescimento são bastante variáveis, a prótese capilar é feita sob encomenda após análise e diagnóstico da área de cobertura. É comercializada em São Paulo há quase quatro anos pela G.I.C. International Hair – marca administrada pelo empresário Norberto Levin, o personagem do início do texto, que usa prótese capilar há mais de dez anos e é o principal garoto-propaganda de seu produto.

A G.I.C. mantém estoque de próteses capilares – todas importadas – para a calvície mais comum entre homens de meia-idade, que atinge cerca de 20 a 25 cm de costeleta a costeleta. Para calvícies maiores, totais ou para o aumento de volume de cabelo, os implantes são fabricados e importados sob encomenda. O toque final é dado por um cabeleireiro profissional – seja nas unidades paulistanas ou nas credenciadas em todo o país – devidamente treinado em seu Centro Técnico. “Fazemos demonstrações e consultas gratuitas de avaliação”, observa Levin.

Por manterem a cabeça impermeabilizada, as próteses capilares G.I.C. impedem a entrada de bactérias, o que as diferencia ainda mais de produtos similares. A manutenção deve ser feita na clínica a cada três ou quatro semanas, para higienização do couro cabeludo e de sua base, além do corte do cabelo natural do cliente. Sua durabilidade varia conforme o cuidado do usuário, como a lavagem e a recolocação feitas de acordo com a orientação, com produtos G.I.C. e. “O xampu e o condicionador contêm um mínimo de aditivos, daí a garantia de não causar reações alérgicas e prolongar a durabilidade da prótese”, comenta.

Além de próteses capilares, dispõe de próteses de sobrancelhas, especiais para portadores de alopecia [doença dermatológica que causa perda de pelos e cabelos] e mulheres afetadas por falhas na região.

Sobre a G.I.C.

A calvície e o baixo volume de cabelos, sejam precoces ou causados por dermatites, estresse, alterações hormonais ou tratamentos quimioterápicos, podem levar ao abalo emocional de adultos e até de crianças, e desencadear quadros sérios, como isolamento social ou depressão. Para atender a esse público, o empresário Norberto Raul Levin trouxe da Argentina as próteses capilares G.I.C. International Hair – também chamadas de implantes capilares não cirúrgicos. Além de administrar a marca no Brasil, Levin ostenta uma prótese tão natural que já se transformou num forte apelo de venda. “Muitas pessoas veem, tocam e parecem não acreditar que estou usando um implante”, brinca o empresário.

A prótese é composta por uma base de pele sintética hipoalergênica, na qual é implantado o cabelo natural. Elaborada com um derivado de poliuretano desenvolvido com exclusividade, essa base tem textura semelhante à pele humana e adapta-se perfeitamente ao formato e à temperatura do couro cabeludo. Por isso, não causa o menor problema com o uso, mesmo nos dias mais quentes, e permite banhos de piscina, de mar e a prática de esportes radicais.

Feita sob encomenda, após análise e diagnóstico da área de cobertura – que pode ser parcial ou total – a prótese capilar substitui os cabelos com iguais características: a espessura dos fios e a cor, incluindo fios grisalhos, são aplicadas para oferecer aspecto o mais natural possível. Portadores de alopecia também encontram próteses para a região das sobrancelhas.

O atendimento da G.I.C. International Hair é personalizado e discreto. “A partir de uma consulta gratuita com seus profissionais, o cliente passa por um diagnóstico no qual será avaliada sua real necessidade”, garante o empresário. Todos os produtos utilizados, desde a prótese até a cola de fixação, estão autorizados pela Anvisa.

Mesmo diante de tantas vantagens, é inevitável a comparação com uma peruca, recurso bastante inferior. Quem explica é o cabeleireiro Edmilson Groppo, sócio de Levin na unidade Berrini da G.I.C., também usuário de prótese. “Uma peruca é constituída de cabelos muitas vezes sintéticos, colocados em tufos numa base de tela, sem nenhuma segurança em sua fixação. A prótese é uma película finíssima desenvolvida com tecnologia de última geração, na qual a implantação de cabelos naturais é feita fio a fio. Sua aplicação ao couro cabeludo dá um aspecto absolutamente natural, com conforto e segurança que permitem todo tipo de movimento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui