Sexta edição do Festival dos Oceanos em Portugal

0

portugalA cidade de Lisboa receberá entre os dias 01 e 15 de agosto, em uma iniciativa da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), a sexta edição do Festival dos Oceanos. A programação terá como tema o Ano Internacional da Astronomia (AIA), com o intuito de sensibilizar os visitantes para o desenvolvimento das ciências naturais, no qual os participantes poderão interagir com a proposta de lazer e diversão, que contemplará eventos culturais, científicos e de entretenimento, tudo com acesso gratuito.

As atrações estarão divididas em quatro estruturas, Exposições e Conferências, Animação, Eventos e Espetáculos, compostos por conferências, exposições, peças de teatro, animação de rua, concertos, entre outros. Durante as duas semanas de programação, o festival em Lisboa apresentará 18 eventos relacionados à História, Ciência e Animação, concentrados em cenários que passam por Belém, pelo Centro Histórico, até chegar ao Parque das Nações.

O concerto de abertura do festival trará, inicialmente, a cantora portuguesa Rita Redshoes e como atração principal, o artista britânico James Morrison. Além disso, espetáculos ao ar livre e visitas noturnas a museus também fazem parte do cronograma de eventos.

Entre as atrações localizadas em um dos principais pontos da cidade, o Parque das Nações, estarão a Arte Pública, os Espetáculos Circense e Piro-Musical, a Viagem Interativa Cosmic Action, o Concerto de Percussão e a Conferência Ano Internacional da Astronomia. Já em Belém, estarão concentrados alguns dos eventos musicais, entre eles, o Concerto de Abertura, o Concerto de Música Clássica e a Ópera ao Ar Livre.

Outros pontos de destaque do festival serão as Iluminações na Baixa Lisboeta, a Animação no Metropolitano de Lisboa, a Exposição da National Geographic no Oceanário de Lisboa, o Concerto Multimédia na Praça do Teatro São Carlos e as Observações Noturnas no Eixo Ribeirinho, além de várias apresentações espalhadas pela cidade como Animação de Rua, Bus Festival dos Oceanos, Museus à Noite e a Passarola Bartolomeu de Gusmão.

Nas edições anteriores, o Festival dos Oceanos, que é parte integrante do calendário cultural da capital portuguesa e de projeção internacional, contou com a presença de mais de um milhão de espectadores. Somente em 2008, mais de 300 mil pessoas assistiram as apresentações.

A realização do festival está alinhada com o Plano Estratégico do Turismo de Lisboa 2007-2010 (TLx10) e, também, o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). Ambos incentivam a realização de iniciativas para o aumento da notoriedade de Lisboa e o desenvolvimento e inovação da tradição portuguesa, enfatizando suas diferenças turísticas.

Mas as atrações que enriquecerão o verão português não se limitam ao Festival dos Oceanos. Muitas outras festividades deverão preencher as expectativas dos visitantes e dos moradores da cidade. Entre elas estão a programação Festas de Lisboa – 2009, o 44º Festival de Sintra – Música e Dança, e a exposição Titanic – the artifact exhibition, além de eventos que serão mantidos até o final do ano, como o espetáculo “Fado em Chiado” e todos os detalhes do Museu do Design e da Moda (MUDE).

Para mais informações e fotos sobre todos os eventos e acontecimentos que farão parte do calendário do verão em Lisboa, acesse o site www.visitlisboa.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui