O hatchback Agile, lançado no Brasil em outubro de 2009, será uma das principais estrelas na mostra internacional da Chevrolet, que acontecerá no Renaissance Center – matriz da General Motors Company, em Detroit, nos Estados Unidos. O Agile exibido é um veículo na cor amarelo Carman, equipado com rodas de 16 polegadas, na versão LTZ, e será apresentado por Tim Lee, presidente da GMIO – Operações Internacionais -, da General Motors Company, e contará com as presenças de Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, Carlos Barba, diretor geral de Design da GM do Brasil, e, Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil.
O evento marcado para a noite do próximo domingo (10/01/2010), faz parte das atividades da marca durante o Salão de Detroit, no Estado de Michigan, que será aberto à imprensa na próxima segunda-feira (11/01/2010) e, ao público, a partir do dia 16/01/2010 (sábado). A mostra, que termina no próximo dia 24, contará com mais de 700 veículos em exibição.
100% desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors do Brasil, o modelo já demonstra no mercado sua boa aceitação, com 6.515 unidades emplacadas em dezembro último (bem acima das 3.500 esperadas inicialmente). Os números confirmam a expectativa da própria imprensa especializada, ao conquistar em 2009 a “tríplice coroa” de prêmios, com sua eleição como “Carro do Ano” pela Revista AutoEsporte, o “Melhor Carro Nacional” e Melhor Carro Abiauto” pela Associação Brasileira da Imprensa Especializada em Automóveis, e “O Melhor de Auto Press 2010”.
“O Agile superou todas as nossas expectativas de vendas e tornou-se um sucesso absoluto no mercado brasileiro e Mercosul”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. Segundo ele, o sucesso do Agile faz com que a GM já comece a programar um aumento da produção na fábrica de Rosario, na Argentina, para atender a demanda do mercado. O objetivo é ampliar o mais rápido possível a produção de 6.000 para 8.000 unidades mensais, já neste ano de 2010.
Com a participação do Agile e de outros modelos destaques da Chevrolet em todo o mundo no evento em Detroit, a General Motors Company reafirma a presença da marca globalmente. Ao registrar em 2009 a comercialização de praticamente 600 mil unidades no mercado brasileiro (foram 595.536 unidades), o País confirma mais uma vez sua posição de segundo maior mercado para a marca Chevrolet no mundo (atrás apenas dos Estados Unidos).
GM, perto de completar 85 anos no Brasil
A GM do Brasil tem uma história de sucesso no País, escrita desde sua inauguração, em 26 de janeiro de 1925. Próxima de completar 85 anos de existência, e com três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e São José dos Campos – ambas em SP -, e Gravataí (RS), e ainda, outras unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba (SP), a empresa conta também com um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, capacitado a desenvolver um veículo totalmente novo desde sua concepção até a linha de montagem. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.
Em 2009, a GM do Brasil registrou seu recorde histórico anual de vendas, com 595.536 veículos, com liderança da marca Chevrolet em quatro segmentos do mercado brasileiro, como Classic (sedã 1.0 litro), Prisma (sedã acima de 1.0 litro), Astra (hatchback médio) e S10 (picape média). A GM foi a primeira empresa do setor automobilístico brasileiro a produzir 100% de seus veículos (exceção dos movidos a diesel) com o sistema de alimentação flex-fuel.
A empresa, demonstrando confiança no Brasil, anunciou no último dia 15 de julho de 2009, um novo investimento de R$ 2 bilhões, para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012 e a expansão da capacidade produzida de sua fábrica em Gravataí (RS) para 380 mil unidades anuais.