Está no ar desde ontem, domingo, dia 30/5, a campanha criada pela AlmapBBDO para o lançamento de Amarok, a primeira pick-up 4×4 da Volkswagen e com a maior caçamba da categoria. O filme “Korama”, de 1 minuto, que abre a campanha, foi filmado na Índia pela produtora argentina Rebolucion, sob a direção de Armando Bo. Além do filme, a campanha possui anúncios em páginas quádruplas, triplas e duplas. Na segunda fase, terá ações especiais na web. Ela foi criada por Rynaldo Gondim e André Nassar, com direção de criação de Marcello Serpa, Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira.
A estratégia da campanha é marcar a entrada da Volkswagen em um segmento até então inédito para a montadora, o de pick-ups médias, destacando diferenciais já tradicionais e reconhecidos da marca Volkswagen (e essenciais para usuários de pick-ups desse porte) – tecnologia e resistência – transportados para o novo carro. Assim, a comunicação reforça que só uma pick-up com a engenharia e a robustez mecânica de um Volkswagen poderia ser tão forte para aguentar o que a Amarok aguenta.
O filme conta, com emoção, a história de um menino e de sua elefantinha Korama – a menor de sua manada – que sempre o acompanhou. O garoto vai ficando mais velho e a pequena Korama está sempre ao seu lado. Até que a elefantinha precisa se “aposentar”. É a vez do dono transportá-la e ele faz isso com a Amarok. Os letreiros do comercial completam as informações: “A maior caçamba da categoria”, “Motor diesel biturbo com 163 cv” e “o mais moderno sistema de freios ABS”. A assinatura da campanha é: “Amarok. Só um Volkswagen poderia ter tanta força”.
Antes de “Korama” estrear, desde o dia 22 foram veiculados 3 teasers anunciando o lançamento da Amarok. Neles, o ator Carlos Bonow avisa que a 4×4 da Volkswagen está chegando e mostra partes do carro. O comercial “Korama”, que tem versões em 30″, será veiculado nas emissoras abertas e a cabo, em todo o Brasil. Os anúncios serão veiculados nas revistas de automóveis, nas semanais, nas revistas de negócios e agronegócios e mensais de aventuras.
A produção
Duas equipes diferentes foram para a Índia produzir a campanha de Amarok. O grupo da Rebolucion foi coordenado pelo diretor Armando Bo, a produtora executiva Patricia Alvarez e o produtor Mariano Avellaneda. As filmagens duraram 4 dias e ocuparam 100 pessoas da equipe técnica formada por profissionais brasileiros, argentinos e indianos, além de 200 extras da Índia. As cenas foram tomadas em cidades a cerca de 200 km de Mumbai.
A mídia impressa coube ao fotógrafo Leonardo Vilela, que fez toda a pesquisa dos locais pela internet e as localizou através do Google Earth. Com estas informações nas mãos, ele seguiu para a Índia e em 10 dias percorreu 1.200 km para fazer as imagens dos anúncios. Ele foi ao Deserto de Tar para fotografar cenários da cidade de Jaisalmer, conhecida como a cidade dourada, por ser toda amarela. Ali fez algumas fotos. Outras foram tomadas em Jaipur.
Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Korama
Produto: Amarok
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Dulcídio Caldeira
Criação: André Nassar, Rynaldo Gondim
Produtora: Rebolucion
Direção: Armando Bo
Fotografia: Marcelo Camorino
Produtor Executivo: Patricio Alvarez Casado
Produtor: Mariano Avellaneda
Atendimento Rebolucion: Leticia Hernandez
Rtvc: Vera Jacinto e Gabriel Dagostini
Trilha / Locutor: Raw Produtora de Audio
Finalizadora: Bitt Animation
Atendimento: Fernão Cosi, Tiago Lara, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Malu Godoi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão
Ficha Técnica – Anúncios
Anunciante: Volkswagen
Título: Chafariz, Fila Indiana, Saudação
Produto: Amarok
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Dulcidio Caldeira
Diretor de Arte: André Nassar
Redator: Rynaldo Gondim
Fotógrafo: Leonardo Vilela
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Tiago Lara, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Malu Godoi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão
Informações sobre a Amarok
A Amarok, modelo que marca a estreia da Volkswagen no segmento de pick-ups médias, chegará à rede de concessionárias da empresa até o final de maio. A nova pick-up, desenvolvida na Alemanha e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, deverá estabelecer novos padrões de tecnologia e segurança em seu segmento.
A Volkswagen acaba de definir o preço do modelo, que será de R$ 119.490,00. “Por um preço bastante competitivo, os proprietários da Amarok contarão com recursos tecnológicos inéditos no segmento, aliando a robustez de uma pick-up média ao conforto de um automóvel de passeio”, afirma o presidente da empresa, Thomas Schmall.
A Amarok vem equipada com motor TDI biturbo de última geração, com sistema de injeção direta de combustível, que estabelece novos padrões no que se refere a consumo e garante um excelente desempenho. O modelo também oferece os mais altos níveis de segurança ativa e passiva.
Apresentada primeiramente na versão cabine dupla Highline, a pick-up carrega em seu estilo e conceito o novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos cromados, é uma das características mais marcantes da pick-up.
Equipamentos
A Amarok Highline conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar-condicionado automático “dual zone” (Climatronic), sistema de som sofisticado com display “touchscreen” e o revestimento dos bancos em couro. Opcionalmente, o modelo contará com o ESP e rodas de liga leve de 19 polegadas.