Copa do Mundo 2010 – varejo acredita na vitória do Brasil

0

Copa do Mundo 2010 – a Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para Copa do Mundo 2010 mostra que 50% dos empresários do varejo esperam aumento de faturamento do seu negócio, por conta deste evento global. Para 35% o seu faturamento não terá nenhuma alteração e para 15% deve cair.

Na análise por porte, as grandes empresas têm 74% de seus empresários apostando em elevação do faturamento na Copa do Mundo 2010. Nas médias são 56% compartilhando desta opinião, com 33% não enxergando mudanças. Nas pequenas empresas, 48% apostam em aumento, 36% em manutenção do faturamento atual e 16% em recuo.

Na análise regional, o Norte tem a maior parcela de empresários otimistas, 64% dos entrevistados, que vêem o faturamento de seu negócio em alta, em decorrência da Copa do Mundo 2010. No Nordeste são 61% dividindo a mesma resposta, Centro-Oeste 54% e Sudeste 50%. Os varejistas do Sul estão divididos sobre os impactos da Copa do Mundo, 42% acham que o faturamento crescerá e 42% acham que tudo ficará como está.

Os empresários das grandes empresas do varejo vão empreender promoções para ampliar as vendas durante a Copa do Mundo 2010, de acordo com 66% dos entrevistados. Nas médias empresas 59% seguirão esta política. No pequeno varejo, 40% farão promoções e 60% não tomarão esta iniciativa.

A Região Nordeste tem 58% de seus varejistas pretendendo fazer promoções para o período da Copa do Mundo 2010. Nesta mesma direção estão 56% do varejo do Norte e 55% do Centro-Oeste. No Sul, 44% farão promoções e 56% não. O Sudeste é a Região onde os varejistas estão menos propensos às promoções: 38% farão e 56% manterão as propostas atuais.

Produtos que serão mais procurados na Copa do Mundo 2010 – O varejo acredita que os produtos mais procurados na Copa serão: artigos para torcida (53%), TV de alta definição (22%), bebidas em geral (16%), TV convencional (4%) e eletrônicos (1%) entre outros.

Impacto do horário dos jogos no varejo – para 57% dos varejistas de todo o Brasil o horário dos jogos da Copa do Mundo 2010 vai atrapalhar seu negócio e para 43% não. Este perfil é compartilhado pelo pequeno varejo, que divide idêntica opinião sobre a questão. Já o médio varejo é o porte que se sente mais prejudicado com o horário dos jogos, de acordo com 59% de seus empresários. Na grande empresa, a situação é oposta, 44% acham que seu negócio será impactado e 56% não. O varejo de todas as Regiões sente que o horário dos jogos atrapalhará seu negócio. No Norte isto é apontado por 59% do comércio, no Sudeste também 59% dos estabelecimentos, no Sul 57%, no Centro-Oeste 54% e no Nordeste 49%.

O varejo crê que o Brasil vencerá a Copa do Mundo 2010 – o varejo nacional está confiante na seleção brasileira e acha que o Brasil será hexa campeão, de acordo com 68% dos empresários entrevistados.
Na média empresa, a torcida é maior, 79% destes varejistas vêem o Brasil campeão. No grande comércio são 74% apostando nessa direção. O pequeno varejista é otimista, 66% vão na mesma direção dos demais portes, mas há 34% que não acreditam no Brasil campeão. O Norte é a Região onde os varejistas mais põem fé na camisa verde e amarela, 91% apostam no Brasil hexa campeão em 2010. No Centro-Oeste são 81%, no Nordeste 76%, no Sudeste 67% e no Sul 60%.
 
A Copa do Mundo 2010 vai estimular o varejo, já a partir do período pós Dia das Mães. O comércio deve empreender promoções em conjunto com a indústria e em termos de alongamento nos prazos de financiamento, sobretudo dos produtos de maior valor agregado, a exemplo das TVs de alta definição.
Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Copa do Mundo 2010 foi a campo no período de 06 a 15 de abril, com 936 executivos do setor do comércio de todo o país.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui