Curso sobre Epidemia Cardiovascular em Maceió

0

Uma nova epidemia cardiológica, a “Insuficiência cardíaca com Fração de Ejeção Normal” será um dos temas do Programa de Educação Continuada a ser oferecido no próximo sábado, dia 21, aos cardiologistas do Nordeste. O curso, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, será no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e 70 cardiologistas de Alagoas e Estados próximos estarão presentes, para a oportunidade de reciclar seu conhecimento, à luz das novas descobertas e pesquisas em Cardiologia.

“Essa reciclagem é necessária, porque com o envelhecimento da população brasileira, as doenças cardíacas passaram a ser a maior causa de morte, ultrapassando inclusive o câncer”, explica o professor Evandro Tinoco Mesquita, da Universidade Federal Fluminense e coordenador do curso. Ele é também, juntamente com o bolsista da SBC, Antonio Lagoeiro Jorge, um pesquisador da nova epidemia cardiovascular, associada ao envelhecimento e infarto agudo do miocárdio.

Tinoco Mesquita explica que esse tipo de insuficiência acomete principalmente idosos, hipertensos e mulheres a partir de 60 anos e a preocupação dos cardiologistas é a carência de tratamento para a população mais pobre que é atingida. A pesquisa da qual participa foi feita no Rio de Janeiro, nos municípios de Maricá, Niterói e numa área da Ilha do Governador, mas ocorre também no restante do Brasil.

“Por isso mesmo vamos aproveitar a oportunidade da realização do Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, que trará centenas de médicos a Maceió, para esse curso com “Tópicos Avançados em Doenças Cardiovasculares”, que terá aulas ministradas por alguns dos mais importantes cardiologistas brasileiros.

A aula sobre “A Importância dos Registros na Prática Clínica”, isto é, as estatísticas detalhadas dos eventos cardíacos, dos pacientes, do tratamento e da evolução, que a SBC iniciou recentemente, será ministrada pelo presidente da entidade, Jorge Ilha Guimarães, enquanto a aula sobre “Diretrizes da SBC”, que são documentos com o estado da arte de determinadas moléstias ou situações, ficará a cargo do presidente da próxima gestão da SBC, Jadelson Pinheiro de Andrade, da Bahia.

Está previsto igualmente um simpósio-satélite oferecido pela Novartis, a cargo de Antonio Carlos Sobral Sousa, de Sergipe, ao passo que a conferência sobre “Estado atual do tratamento da fibrilação atrial” terá como expositor o diretor-científico da SBC, Angelo Amato Vicenzo de Paola. Caberá também a Jadelson Andrade a exposição sobre “A intercambialidade entre hipertensão e diabetes”, ao passo que o pesquisador Evandro Tinoco Mesquita responderá por dois temas, “Diabetes Mellitus e Insuficiência Cardíaca” e “Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Normal”, que se constitui na nova epidemia que sua equipe está estudando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui