Enem 2010 – O MEC publicou diversas dicas e respostas às perguntas mais frequentes no endereço eletrônico do Enem (Clique Aqui). O Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, em todas as unidades da Federação. As provas terão início às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília – DF. Será observado o seguinte calendário de provas: – no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30 – Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias; – no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
As provas Enem 2010 serão aplicadas nas 27 unidades da Federação, nos municípios indicados no Anexo I (http://www.enem.inep.gov.br/pdf/enem_2010_anexo_I_edital.pdf ) do Edital do Enem 2010 e nos locais informados nos Cartões de Confirmação da Inscrição.
Nos dias de realização do exame Enem 2010 os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília-DF, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.
O inscrito Enem 2010 deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início.
Atenção! Conheça com antecedência o seu local de prova Enem 2010. Fique atento ao horário. Todas as informações do edital referem-se ao horário oficial de Brasília-DF. Fique atento para as eventuais diferenças de fuso horário e adoção de horário de verão em sua localidade.
O inscrito Enem 2010 deve se dirigir ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição portando:
– documento de identificação original;
– Cartão de Confirmação da Inscrição enviado via postal pela Empresa Brasileira de Correios e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito;
– caneta esferográfica de tinta preta.
Atenção! A não apresentação de documento de identificação original impossibilita o inscrito Enem 2010 de adentrar o ambiente de provas e resulta na sua eliminação do Enem 2010.
Atenção! Os inscritos Enem 2010 cujo documento de identificação original apresentado não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura, em razão do estado de conservação ou da distância temporal da expedição do documento, não poderão adentrar o ambiente de provas e serão eliminados do Enem 2010.
Considera-se como documento de identidade a cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros, a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei valham como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 1997.
Não serão aceitos como documentos de identificação protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza pública ou privada que não possua fé pública, validade em todo o território nacional e fotografia.
No início da prova Enem 2010, nos dois dias às 13horas, horário oficial de Brasília, é acionado sinal sonoro para início das provas, restando 30 minutos para seu término é feito um aviso oral pelo aplicador, logo após o término deste período é emitido novo sinal sonoto informando o final da prova.
Ademais, informamos que todo aplicador Enem 2010 foi capacitado e instruido a portar relógio e, se questionado pelo participante, deve informar às horas. Vale lembrar que seu relógio estará sincronizado com os relógios dos demais aplicadores da coordenação e também sincronizado com o horário oficial de Brasília.
O inscrito Enem 2010 impossibilitado de apresentar o documento de identificação original no dia da realização das provas, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar a prova, desde que:
– apresente Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial, emitido há no máximo 90 (noventa) dias;
– submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
Durante a realização da prova Enem 2010 não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Também não serão fornecidas informações referentes ao conteúdo das provas do Enem 2010, por qualquer membro da equipe de aplicação do exame.
O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. Ao final das provas, os três últimos candidatos na sala só serão liberados quando todos tiverem concluído o exame ou o tempo de prova tiver sido encerrado.
Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 06/11/2010, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 07/11/2010.
As respostas das provas Enem 2010 objetivas e a redação do candidato devem ser transcritas nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao fiscal da sua sala de aplicação. O candidato deverá, impreterivelmente, marcar a cor da capa do Caderno de Questões no seu Cartão-Resposta. Caso contrário sua prova será anulada, não será corrigida e não haverá atribuição de nota.
Durante a realização das provas Enem 2010, é de responsabilidade única do candidato a leitura e conferência de todos os dados registrados no Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Lista de Presença e demais documentos do exame.
Atenção! É imprescindível a marcação da cor da capa do Caderno de Questões no Cartão-Resposta para que seja realizada a correção das provas objetivas e divulgação de resultados. A não marcação da cor impossibilita a correção e implica na anulação das provas objetivas.
Atenção! Haverá questões de inglês e de espanhol na mesma prova, com numeração idêntica e gabaritos distintos. Portanto, o participante deve se atentar ao idioma escolhido e transferir para a folha de resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no ato de inscrição.
Será excluído do exame Enem 2010, por ato da entidade contratada pelo Inep para a realização do Enem 2010, o inscrito que:
– prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata, sob as penas da Lei;
– agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicação das provas;
– ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal, ou antes de decorridas duas horas do início da prova;
– for surpreendido, durante as provas, em comunicação com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como utilizando livros, notas ou impressos, portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ou, ainda, for responsável por falsa identificação pessoal;
– utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do exame;
– não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões.
– não atender às orientações regulamentares da entidade contratada para aplicação do Enem 2010.
O participante poderá solicitar declaração de comparecimento nos dias de aplicação do exame, sendo um atestado para sábado, dia 6, e outro para domingo, dia 7. O formulário de declaração de comparecimento ficará na coordenação de cada local de prova.
Enem 2010