Fenômeno La Niña atrasa chuva no início da Primavera

0

A primavera começa às 00h09 do horário de Brasília, no dia 23 de setembro. Segundo a SOMAR, é exatamente neste horário, que os dois hemisférios da Terra receberão a mesma quantidade de energia vinda do sol. Com isso, todas as cidades do planeta terão 12 horas claras e 12 horas de penumbra. Mas, a partir das 00h10, o hemisfério sul começará a receber mais energia que o hemisfério norte, até em 21 de dezembro, às 21h38, quando chegaremos ao máximo de energia vinda do sol, enquanto que o hemisfério norte receberá a menor quantidade de energia. Assim, será o fim da primavera e o começo do verão no Brasil.

Para a maioria da população a primavera normalmente é chamada de estação das flores, mas para os meteorologistas, ela é conhecida pelos grandes temporais. Isso porque os dias cada vez mais longos esquentam a atmosfera deixando-a mais instável e favorecendo a formação de nuvens carregadas. Além disso, a umidade que vem da Amazônia aumenta nesta época do ano, o que também contribui para o maior volume de chuvas.
Existe uma outra forma de ver a primavera: ela é uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão chuvoso e quente. E esta transição não é linear. Uma hora, chove como no verão e, de repente, a chuva corta e vem um frio intenso. Portanto, nada mais natural que a primavera apresente características de todas as estações num período curto, muitas vezes no mesmo dia, parecendo que o clima está maluco.

Como será a Primavera em 2010?

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, este ano a estação será bem diferente da última. A primavera passada foi uma das mais chuvosas dos últimos anos no Brasil. Mas neste ano, por conta do fenômeno La Niña, a chuva está atrasada e a previsão é que elas voltem a partir do fim deste mês para boa parte do país, favorecendo o início do plantio em vários Estados.

Em anos de La Niña, a alternância é muito freqüente e observam-se meses chuvosos alternados com meses mais secos. “Com isso, estas oscilções farão com que a estação seja mais seca que o normal em boa parte do país. O La Niña também influenciará na temperatua, com apresentação de enorme variação em um curto espaço de tempo”, finaliza o meteorologista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui