Inovação na 2ª Semana de Design – 24 a 26 de agosto

0

Num mercado cada vez mais competitivo, a inovação constante na área de produtos pode ser um grande diferencial mercadológico. Muitas empresas, na incessante busca por oferecer algo diferenciado, acharam nas diferentes e expressivas linhas do design, a solução para chamar a atenção do público e se destacar. De olho nessa tendência, o Instituto Mauá de Tecnologia escolheu o tema ‘Design Innovation’ para reger a 2ª Semana de Design, que acontece de 24 a 26 de agosto, no campus de São Caetano do Sul. Através de diversas palestras e apresentações de cases, renomados profissionais da área abordarão, sob diferentes enfoques, como o design pode contribuir para a inovação de produtos. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas.

De acordo com a professora Cláudia Facca, coordenadora do evento e também do curso de Design do Produto da Mauá, a escolha do tema ‘Design Innovation’ se deu pela atualidade do mesmo e pela constante necessidade dos futuros ou já atuantes profissionais do mercado estarem sempre antenados nas últimas novidades da área. Além disso, o tema também reflete o grande objetivo do desenvolvimento de qualquer novo produto, a inovação. “Essa é a razão do design existir”, explica.

O grande objetivo da Semana de Design é trazer, para o ambiente acadêmico, profissionais de empresas conhecidas do setor, que vivenciam o tema no seu dia a dia e podem comprovar, através de suas experiências, a importância de se ter um design inovador. “Além de mostrar o que está acontecendo nas empresas, queremos também nos aproximar, e com isso, intensificar a relação empresa-escola”, conta a coordenadora.

Para esta edição, a Mauá convidou empresas de segmentos variados, tanto as que possuem departamentos internos de design, como escritórios que desenvolvem projetos e que apresentarão no evento as várias faces do tema para profissionais, estudantes da Mauá e de outras instituições e interessados no assunto de maneira geral. Dentre as empresas convidadas estão: Nó Design, Ford do Brasil, Fiat, Whirlpool, Gad Design e Market Analytics.

Reconhecimento pela inovação – Reafirmado o quanto um projeto com linhas e formas inovadoras pode se destacar e agregando ainda mais força ao nome do curso de Design do Produto da Mauá, recentemente o professor Marcos Batista , juntamente com o designer Leonardo Romeu, foi laureado pela inovação de um de seus projetos. Ambos foram agraciados na categoria eletrodoméstico/ linha branca do XI Prêmio House & Gift de Design, que estimula a criação e inovação de produtos para uso doméstico. A premiação tem como objetivo reconhecer as peças que atinjam os mais altos índices nas métricas de avaliação, definindo o estilo contemporâneo de design no Brasil, criando tendências e moda. Ao designer, é concedido o reconhecimento de seu talento, posicionando-o entre os melhores profissionais do setor no mercado nacional.

Serviço – 2ª Semana de Design
Tema – Design Innovation
Data – de 24 a 26 de agosto de 2010
Horário – a partir das 19h
Local – Auditório H201 do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, campus de São Caetano do Sul (Praça Mauá, 01)
Informações e inscrições: www.maua.br

A programação da 2ª Semana de Design: Design Innovation:
Dia 24
19h – Inovação pelo design – Transformando Modelos Mentais.
Palestrantes: Flávio Barão Di Sarno e Cândido Azeredo, sócios da Nó Design.

21h – Studio de Design – Linguagem Kinetic.
Palestrante: João Marcos de Oliveira Ramos, FSAO Chief Designer da Ford.

Dia 25
19h – Centro Estilo Fiat América Latina – Novo Fiat – Novo Idea – Fiat Mio.
Palestrante: Peter Fassbender, responsável pelo Centro de Estilo da Fiat América Latina em Betim.

21h – Experience Design.
Palestrante: Jaako Tammela, Experience Design Manager da Whirlpool S. A.

Dia 26
19h – Design como metodologia do pensar.
Palestrante: Fabiano Pottes, Gerente de Inovação de Design da GAD’Innovation.

21h – Entendimento do consumidor como apoio à inovação.
Palestrante: Alexandre Catelan, sócio-diretor da Market Analytics.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.
O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.
O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui