Intel integra novas funções ao Carro do Futuro

0

A Intel apresentou semana passada, durante o Intel Developer Forum em São Francisco, Califórnia, uma nova funcionalidade que integrará os carros inteligentes do futuro. Por meio do novo sistema de reconhecimento facial e identificação de contextos, a Intel pretende continuar integrando funcionalidades inteligentes sem prejudicar as condições de segurança dos passageiros.

A integração de processadores mais poderosos e inteligentes nos veículos automotivos levou a um rápido aumento no número de recursos disponíveis ao motorista – hoje em dia, é possível fazer uma ligação telefônica, manipular sistemas de navegação, controlar sistemas multimídia e diversas outras atividades, durante o ato de dirigir. Esta nova tendência também leva a um problema de segurança, já que o motorista passa mais tempo olhando para o painel e apertando botões, com as mãos e os olhos ocupados e distantes da tarefa primária de guiar o veículo. A resposta da Intel para o problema envolve tecnologias inovadoras de reconhecimento facial e identificação de contexto. O reconhecimento facial torna possível não somente identificar o motorista, mas também seu grau de atenção, e se ele está olhando para a estrada, para o painel ou para os lados. Já a identificação de contexto é capaz de analisar o ambiente ao redor do carro e reconhecer objetos e pessoas que se aproximam do veículo, medindo a velocidade, orientação e trajetória.

Vu Nguyen, pesquisador da Intel, demonstra como o sistema de reconhecimento facial identifica  quando o motorista não está com os olhos na estrada e responde de acordo com a situação.

Durante o IDF 2010, a Intel realizou duas demonstrações sobre como estas novas tecnologias podem alterar a experiência de direção. Na primeira demonstração, o sistema foi capaz de reconhecer o motorista assim que este se aproxima do veículo, e automaticamente destrancar as portas e ajustar a posição de bancos, espelhos e volante de acordo com preferências pré-estabelecidas para aquele motorista.

Na segunda demonstração, a Intel focou a segurança ao volante e mostrou como o sistema é capaz de reconhecer objetos que se aproximam do veículo, que emite alertas visuais e sonoros para o motorista. A agressividade dos avisos é proporcional ao grau de desatenção percebido pelo veículo, com sinais moderados quando os olhos do motorista estão voltados para frente e alertas mais agressivos quando os olhos estão voltados para os lados.
No último mês de Junho, durante o Research@Intel Day 2010, a Intel já havia demonstrado um novo conceito de carro inteligente, que incluía controle e diagnóstico remoto do carro a partir de um netbook ou celular, sistema antifurto inteligente e recursos focados na segurança dos passageiros, como sistema de co-piloto e “caixa preta”. Assim como os recursos apresentados anteriormente, os sistemas de reconhecimento facial e identificação de contexto se baseiam no uso de processadores embarcados Intel Atom de alta potência e baixo consumo elétrico.

Sobre a Intel
A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/pressroom e http://blogs.intel.com.

Acompanhe a Intel no Twitter – http://twitter.com/intelbrasil
Intel, o logo da Intel e Intel Atom são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.
* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui