Pará conta com três novas estâncias turísticas

0

Com a intenção de estimular o turismo, o governo do Estado do Pará concedeu aos municípios de Juruti, Igarapé-Açu e Vitória do Xingu o título de estâncias turísticas. As três regiões dotadas de belezas e recursos naturais passam a poder receber aportes financeiros específicos para investimentos em turismo e com isso proporcionar melhores condições aos turistas que as visitam. Dotadas de belas praias, as cidades são atrativas não somente durante o verão amazônico, que começa em julho e vai até novembro, mas durante todo ano com festas tradicionais que resgatam a cultura local. 
O município Juruti (oeste) com 35 mil habitantes está situado à margem direita do rio Amazonas, a 848 quilômetros de distância da capital, Belém. Entre suas belezas naturais estão os lagos Jará e Preto, além das belas praias de areias claríssimas de Juruti Velho. A cidade é palco em julho do Festival das Tribos, uma festa da cultura indígena amazônica onde as tribos Muirapinima e Munduruku retratam a cultura indígena através de musica, artes cênicas, alegorias e danças. Para chegar a Juruti partindo-se de Santarém, são necessárias 12 horas de viagem por via fluvial ou 30 minutos de avião e mais quatro horas de ônibus. De Belém, são quatros dias de navio e uma hora de avião.

Igarapé-Açu (nordeste do estado) fica a 117 quilômetros de Belém e tem grande parte de suas atrações turísticas nas belezas naturais de suas praias e igarapés. Também é forte a tradição das festas religiosas, cujo calendário se inicia em 20 de janeiro com a Festa de São Sebastião, o santo padroeiro do município e seguem ao longo do ano. As comemorações iniciam com missa e procissão, seguidas de novenas, arraial e apresentações de Bois-Bumbá e Carimbo. No mês de julho festeja-se Nossa Senhora do Carmo e São Luiz. Já em dezembro, ocorre a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Também faz parte da cultura da cidade de pouco mais de 35 mil habitantes as apresentações de Bois-Bumbás e Carimbó.

Vitória do Xingu é o menor dos três municípios com 10 mil habitantes. Fica localizada a sudoeste da capital, a 944 quilômetros de Belém. Banhada pelo rio Xingu, possui várias praias fluviais e é bastante procurada para a pesca. De setembro a novembro, o ocorre o VIT – Sol, um festival de verão com música e desfiles que atrai 10 mil pessoas de todo o Brasil em busca das praias mais bonitas do rio Xingu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui