Previsão climática para o trimestre setembro a novembro/2010

0

A previsão climática de consenso para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2010 (SON/2010) indica maior probabilidade de chuvas acima da média no extremo norte da Região Norte e abaixo da média na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, fica mantida a previsão de chuvas em torno da média histórica, ressaltando-se o declínio climatológico das chuvas no leste do Nordeste no início deste trimestre. As temperaturas estão previstas na categoria acima da normal climatológica no setor central do Brasil, que inclui o centro-sul da Região Norte, o norte da Região Centro-Oeste e a maior parte do Nordeste. Nas demais áreas, estão sendo previstos valores em torno da normal climatológica.

Tendência para o trimestre Setembro, Outubro e Novembro (SON) – a temporada de queimadas mais intensas iniciou com a ocorrência de 9.400 focos detectados no País, pelo satélite NOAA-15, no decorrer do mês de julho. Este número ficou 200% acima do valor observado em junho passado. Embora este período do ano costume ser de estiagem no setor central do Brasil, houve um aumento de 200% das queimadas em comparação com o mesmo período de 2009, especialmente nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Os maiores aumentos ocorreram no Piauí (590%, com 571 focos), na Bahia (475%, com 480 focos), em Rondônia (440%, com 237 focos), no Pará (370%, com 940 focos) e no Tocantins (350%,com 1.925 focos). Comparando-se aos focos esperados do ponto de vista climatológico, houve diminuição no Pará, em Rondônia e no Mato Grosso, onde se observaram 2.230 focos, porém, no sudoeste do Tocantins e em Goiás, notou-se o aumento de novos pontos de queimadas. No restante da América do Sul, as queimadas foram mais acentuadas no Paraguai, Bolívia e Argentina. No período de 01 a 19 de agosto, o número de focos chegou a 13.400 em todo o Brasil, contra 5.500 no mesmo período de 2009, porém este valor ainda é inferior a média esperada para todo o mês de agosto, que é de aproximadamente 31 mil focos.

No trimestre SON, ocorre o início do período chuvoso no centro-sul da Região Norte e na Região Centro-Oeste, com totais acumulados que podem atingir valores entre 500 mm e 800 mm no oeste do Amazonas. No sul da Amazônia, os índices mais significativos ocorrem a partir da segunda quinzena de outubro. Ressaltam-se os baixos índices de umidade relativa do ar que podem ocorrer em situações de estiagem. Comportamento similar pode ser notado na Região Sudeste, onde também ocorre o aumento gradual das chuvas e os valores trimestrais podem variar entre 300 mm e 400 mm. No norte da Região Nordeste, os valores de precipitação costumam ser inferiores a 200 mm, com destaque para o norte do Piauí e noroeste do Ceará, onde as chuvas são mais escassas. Na maior parte da Região Sul, as chuvas estão associadas à passagem de frentes frias e ao início da atuação dos complexos convectivos de mesoescala – nuvens intensas, com grande extensão vertical, que causam trovoadas e rajadas de vento. Nessa Região, os totais variam entre 300 mm e 700 mm. No decorrer deste trimestre, verifica-se uma diminuição da incursão de massas de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste. Contudo, ainda pode ocorrer acentuado declínio de temperatura mínima nas áreas serranas da Região Sul, com valores médios trimestrais variando entre 8°C e 18ºC.

Previsão Climática para o Trimestre Setembro, Outubro e Novembro (SON)  / 2010

As previsões dos totais pluviométricos e temperatura média para o período de setembro a novembro de 2010 são apresentadas na tabela abaixo. A figura abaixo mostra a previsão de consenso em tercis para a pluviometria do trimestre SON/2010.

Norte   Chuva – acima da normal climatológica no extremo norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas próximas aos valores climatológicos.

Temperatura – acima da normal climatológica no centro-sul da Região.

Nordeste         Chuva – em torno da normal climatológica. Ressalta-se a diminuição climatológica das chuvas no início deste trimestre.

Temperatura – acima da normal climatológica.

Centro-Oeste  Chuva – em torno da normal climatológica.

Temperatura – acima da normal climatológica no norte da Região.

Sudeste          Chuva – em torno da normal climatológica.

Temperatura – em torno da normal climatológica.

Sul       Chuva – variando de normal a abaixo da normal climatológica no centro-norte da Região, com maior probabilidade de valores abaixo da normal no Rio Grande do Sul.

Temperatura – em torno da normal climatológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui