Profissionais mais requisitados em agosto/2010

0

O estudo mensal realizado pela Ricardo Xavier Recursos Humanos revela que agosto foi um mês de recuperação para o mercado de trabalho. Em relação a julho, quando haviam sido ofertadas 2.266 posições, houve um aumento no número de empregos de 14,73%. Se comparado ao mesmo período de 2009, quando tinham sido geradas 2.057 oportunidades, o crescimento no número de vagas é ainda maior: 26,39%.

Para Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, o atual cenário do mercado de trabalho é reflexo dos investimentos que estão sendo feitos no País – e que devem se intensificar ainda mais nos próximos anos. “O Brasil passa por um ótimo momento, o que resulta no aquecimento do mercado de trabalho. Com as obras de infraestrutura para os eventos esportivos que o País sediará, o número de vagas deve aumentar cada vez mais”, destaca.

Carreira em alta

Segundo o estudo mensal da Ricardo Xavier Recursos Humanos, os engenheiros permanecem no topo da lista dos profissionais mais requisitados pelo mercado. Em agosto, 25,36% do total das posições abertas foram para eles. Veja a relação das dez graduações mais procuradas no período:

1. Engenharia (25,36%)
2. Administração (13,36%)
3. Ciências Contábeis (6,05%)
4. Economia (4,66%)
5. Propaganda/ Publicidade e Marketing (3,60%)
6. Psicologia (2,30%)
7. Direito (1,89%)
8. Tecnologia da Informação (1,56%)
9. Comércio Exterior (1,03%)
10. Arquitetura (0,77%)

Setores em destaque

De acordo com o levantamento da Consultoria, a área de Engenharia foi a responsável pela maior parte das contratações, com 14% do total de oportunidades. Em segundo lugar no ranking, com 13% das posições, ficou a área Comercial. A área Industrial ocupou o terceiro lugar da lista, com 8% das oportunidades. Na sequência, com 6% do total de vagas cada, ficaram as áreas Financeira, de Recursos Humanos e Administrativa. A área de Tecnologia da Informação correspondeu a 5% das posições abertas em agosto, seguida pela área de Marketing, com 4%.

De onde vêm as vagas
Em agosto, as empresas nacionais continuaram liderando as contratações, com 79,96% do total de vagas. As posições restantes (20,04%) foram ofertadas pelas companhias multinacionais.

Sobre o estudo
O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange as seguintes localidades: São Paulo (Capital e Grande SP), Campinas (interior de SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). As que mais ofertaram vagas foram: São Paulo (57%), Campinas e Salvador (11% cada), Porto Alegre (9%), Belo Horizonte (7%), Curitiba (3%) e Rio de Janeiro (2%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui