Projeto ambiental é selecionado para congresso internacional

1

O programa “Meio Ambiente na Escola: Qualidade da água, geração de lixo e educação ambiental”, desenvolvido por docentes e alunos da Unifesp Diadema, foi selecionado para o XXXII Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental, que será realizado na República Dominicana entre os dias 7 e 11 de novembro.

O evento é promovido pela AIDIS (Associacion Interamericana de Ingenieria Sanitária y Ambiental), entidade que reúne 32 mil associados de instituições de profissionais e estudantes de 32 países que se dedicam à preservação ambiental, à saúde e ao saneamento.

Coordenado pela professora Dra. Ivone Silveira da Silva, professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra na Unifesp Diadema, o programa contempla dois projetos de extensão universitária apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição. O primeiro é focado na qualidade e uso racional da água e o segundo, na geração de lixo e o consumo consciente.

Estes projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de promover a educação ambiental em escolas públicas do município de Diadema. O público-alvo são os alunos do ensino fundamental I (de sete a dez anos de idade), que participam de aulas teóricas com exemplos da região de Diadema e atividades práticas com simulação do tratamento da água, aproveitamento e reutilização de resíduos. Tais atividades baseiam-se na importância do consumo consciente, no uso racional da água, no descarte apropriado, na reciclagem e no reaproveitamento do lixo produzido assim como na prevenção da poluição de modo a proteger o meio ambiente para as próximas gerações.

Além disso, este programa também objetiva fazer com que os alunos repassem os conhecimentos adquiridos em aula para seus pais, familiares e amigos, ampliando assim, o nível de conscientização ambiental em sua comunidade local.

“Por meio do programa conseguimos abordar questões ambientais de extrema importância para o futuro do município que dependem da relação da sociedade e do espaço físico que esta ocupa”, diz Ivone. “A harmonia nesta relação só pode ser alcançada através da educação ambiental reflexiva e crítica sobre nossas atitudes e do conhecimento interdisciplinar dos impactos ambientais da região.”

O cronograma de atividades contemplou quatro aulas diferentes para cada turma, sendo três aulas teóricas e uma prática. Os trabalhos foram iniciados na Escola Municipal Professora Annete Melchioreto, no Jardim Eldorado, atendendo cerca de 1,2 mil alunos e, atualmente são realizados na Escola Municipal Anita Malfatti, no Jardim Parque, com um público de cerca de 800 alunos. Para todas as atividades pedagógicas são utilizados materiais escolares comuns, materiais recicláveis e recursos didáticos para apresentação de aulas expositivas.

Unifesp em Diadema

A Unifesp instalou-se em Diadema em 2007 tendo como foco cursos relacionados ao Meio Ambiente, seguindo a vocação da região onde a universidade está instalada, no Jardim Eldorado, às margens da represa Billings, e também visando atender as necessidades do mercado de trabalho local.

Atualmente são 1.330 alunos matriculados em sete cursos de Graduação em Diadema – Ciências Ambientais; Ciências Biológicas; Farmácia e Bioquímica; Engenharia Química; Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial.

As aulas são ministradas em três unidades (Eldorado, Florestan Fernandes e Brasília) e até 2015 a universidade deverá contar com aproximadamente 3 mil alunos no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui