Projetos transformam catadores em agentes ambientais

0

Por intermédio dos projetos Reviver e Catares, a Johnson Controls, maior fabricante mundial de baterias automotivas, contribui para o meio ambiente da região de Sorocaba, transforma catadores de ruas em agentes ambientais, motiva-os a se reintegrarem à sociedade e, por intermédio de cursos variados, a reconhecer que a atividade que exercem é importante para a comunidade. 

Iniciado em 2004, sob a coordenação de Miguel Arcanjo de Jesus Almeida, o programa completa hoje a adesão de 28 cooperados do projeto Reviver e 14 do Catares que se dedicam à coleta de materiais e ao seu encaminhamento ao processo de reciclagem.

Presidente das duas cooperativas, Almeida revela ser gratificante computar 42 famílias integradas ao projeto, que se transformaram em exemplos de que é possível superar o estágio marginal da sociedade, resgatar a dignidade e participar de uma ação social de reconhecida importância para as comunidades.

Funcionário da Johnson Controls, Almeida sempre se preocupou com as condições de vida de moradores de rua, especialmente dos que se dedicam à coleta de recicláveis, puxando carrinhos improvisados. Incentivado pelo padre de uma Pastoral Familiar, inconformado com o desamparo de pessoas que pediam ajuda na igreja, por estarem desempregadas, Almeida obteve apoio da Johnson Controls, onde trabalha, e também da Prefeitura de Sorocaba, para implementar o Programa Municipal de Coletiva Seletiva.

O programa teve início com o Projeto Reviver e ampliou-se com o Projeto Catares. De acordo com Almeida, esse trabalho que transformou catadores independentes em agentes ambientais, proporciona aos cooperados renda mensal superior à de várias atividades profissionais.

Entre as ações desenvolvidas e coordenadas por Almeida, os dois projetos envolvem eventos periódicos com o objetivo de formar e qualificar os cooperados para dar a eles e às suas famílias oportunidade de exercer o que denomina cidadania plena. Palestras de valorização da vida, confraternizações, administração do orçamento familiar, princípios de saúde ocupacional, postura no trânsito, relacionamento como a comunidade e importância com a contribuição para a Previdência Social fazem parte do programa dos dois projetos.

“Com a adesão de moradores, estabelecemos um organizado processo de coleta e, em lugar das carroças improvisadas, nossos cooperados utilizam caminhões, com maior eficiência e sem dificultar o trânsito nas ruas e com dignidade para os cooperados”, salienta Almeida.

Além da Johnson Controls, os projetos contam com apoio da UNISO (Universidade de Sorocaba), Prefeitura Municipal de Sorocaba, por intermédio do projeto Cidade Super Limpa, e parceria dos hotéis Ibis e Royal; hipermercados Extra e Walmart; SESC e empresas como Gás Natural, Farmácia Ipiranga, vários condomínios e mais de 800 residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui