Público da Bienal do Livro 2010 supera 700 mil pessoas

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Com um público de 703 mil visitantes até as 12h deste domingo, 22 de agosto de 2001, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo alcançou o objetivo de se consolidar como um grande evento cultural da Cidade de São Paulo e democratizar ainda mais o acesso à leitura. A Câmara Brasileira do Livro (CBL, realizadora do evento) e a Reed Exhibitions Alcantara Machado (organizadora do evento) estimam que, até as 18h, quando os portões de entrada do público forem fechados, tenham entrado na feira entre 735 mil e 745 mil visitantes. Já as atividades culturais específicas oferecidas ao público receberam aproximadamente 260 mil visitas ao longo dos 11 dias de duração da feira (entre 12 a 22 de agosto).

Terceiro maior evento editorial do mundo – atrás apenas da Feira do Livro de Frankfurt e da Feira Internacional do Livro de Turim –, os centenas de milhares de visitantes tiveram acesso a uma programação cultural intensa e diversificada, além de poder conhecer as novidades e as tendências do mercado editorial brasileiro e mundial. Nesse sentido, o sucesso de público no Pavilhão de Exposições Anhembi e o grande afluxo de pessoas às atividades da programação cultural elaboradas para encantar leitores e potenciais leitores indicam que a missão da Bienal do Livro de estimular o hábito da leitura entre os brasileiros e democratizar o acesso ao livro tem sido bem-sucedida.

Preocupada com a formação de novos leitores, a organização investiu R$ 30 milhões na promoção e divulgação do evento. Além disso, dedicou especial atenção na preparação das atrações específicas para as crianças e para o público jovem. Isso refletiu-se nos números da visitação, com 288 mil crianças presentes. Destas, 134 mil estiveram na Bienal do Livro pelo programa de visitação escolar agendada.

Vale destacar que, agora em 2010, a Bienal do Livro de São Paulo dedicou um dia de sua programação (12 de agosto) exclusivamente à visitação de profissionais do setor, o que contribuiu para estimular negócios e valorizar o mercado editorial. Naquele dia, expositores tiveram a oportunidade de promover reuniões e encontros exclusivos com cerca de 4.500 compradores profissionais do setor.

Pesquisa exclusiva

O Instituto Datafolha foi contratado pelos organizadores e realizou pesquisa durante a Bienal do Livro com os visitante maiores de 14 anos. O levantamento apresenta dados do perfil do público que visitiou o evento. De acordo com a mostra, 59% das pessoas que estiveram na feira eram mulheres e 41%, homens. Outra informação apurada é que, do público total, 75% têm nível superior de ensino, e 21%, nível médio.

No item referente à avalição geral da Bienal do Livro, 93% consideram a feira ótima ou boa; apenas 5% a avaliaram como regular. Sobre a organização, 83% a apontaram como ótima ou boa; e 16% a indicaram como regular. No que tange à praça de alimentação, 37% a avaliaram como ótima ou boa; 25%, como regular; e 16%, como ruim ou péssima. A organização do evento reconhece a necessidade de ampliação da área e oferta mais diversificada de serviços na praça de alimentação para atender as pessoas que frequentam a Bienal do Livro.

Sobre a variedade de livros expostos nos estandes, o público elogiou a diversidade: 94% apontaram as opções oferecidas na feira como ótimas ou boas. A pesquisa da Datafolha também abrangeu informações sobre os expositores, porém os dados apurados – como as vendas realizadas durante o evento – ainda não foram consolidados. Em relação à idade dos visitantes com mais de 14 anos, 34% tinham até 25 anos; 32%, de 26 a 40 anos; 25%, de 41 a 55 anos; e 9%, mais de 56 anos.

Programação cultural

A extensa, qualificada e democrática programação cultural oferecida em 2010 beneficiou crianças, jovens e adultos com mais de 1.100 horas

O evento homenageou este ano Monteiro Lobato e Clarice Lispector, além de ter como temas de destaque a Lusofonia e o Livro Digital. O Salão de Ideias, principal evento cultural da Bienal do Livro em 2010, por exemplo, teve lotação total em suas 40 mesas de debates com autores, especialistas e personalidades, realizadas sempre no belo e confortável Auditório Clarice Lispector.

Novidade na Bienal do Livro, o evento Cozinhando com Palavras promoveu 40 disputados workshops e debates sobre a boa cozinha e a gastronomia em livros, realizados no Espaço Gourmet Sensações. As 13 mesas de debates do Território Livre promoveram animados debates. Em algumas das sessões, o Espaço Volkswagen ficou completamente lotado e também rodeado por dezenas de pessoas do lado de fora. Também o Palco Literário atraiu grande público, em especial pela participação de famosos, como Regina Duarte, Zeca Camargo, Nívea Stelmann e Paulo Goulart, por exemplo. O Espaço do Professor, que promoveu no Auditório Monteiro Lobato cursos sobre a escolha de livros a serem utilizados em sala de aula, atraiu cerca de 650 docentes e educadores.

O Instituto Pró-Livro informa que aproximadamente 50 mil crianças, adolescentes, pais e responsáveis visitaram o espaço lúdico “O livro é uma viagem”, um dos destaques da programação infanto-juvenil. Outro espaço dedicado às crianças, o “Fábulas com a Turma da Mônica” atendeu por volta de 15 mil visitantes. Já no “Exploração Discovery Kids”, cerca de 10 mil pessoas participaram de suas atividades.

A Bienal do Livro contou ainda com a Arena do SESC SP, entidade parceira da organização, em que os eventos promovidos desde o dia 12 na feira atraíram milhares de pessoas, sem contar as atividades realizadas nas unidades da entidade de todo o Estado, que destacaram o livro e literatura como tema.

Outras atividades que receberam grande número de visitantes são o Espaço do Livro Digital Imprensa Oficial, a Exposição Monteiro Lobado (da Globo Livros), a Arena da Oficina de Twitter da Fundação Volskswagen, a Biblioteca Móvel Itapemirim, o Espaço Digital Submarino, Espaço da Lusofonia SBS e a Biblioteca do Bebê.

A programação cultural paralela da Bienal do Livro de São Paulo 2010 também foi intensa, e atraiu grande público. Por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebeu cerca de 10 mil visitantes que assistiram ou participaram de suas atividades culturais, enquanto que o estande da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo foi visitado por aproximadamente 20 mil pessoas.

Desta forma, contabilizando todas as atividades específicas que compuseram o grande evento cultural que é 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, foram aproximadamente 260 mil atendimentos ao todo. Neste número não estão incluídos os demais eventos paralelos e as inúmeras atividades promovidas pelos expositores (como sessões de autógrafos, contações de histórias, palestras, cursos e workshops) ao longo dos 11 dias do evento.

Novidade lançada este ano, a Bienal do Livro de São Paulo esteve presente nas comunidades sociais da Internet, com 12.000 seguidores. Somente no Twitter, 8.100 internautas acompanharam o perfil do evento, sendo que, por duas ocasiões ao longo de sua realização, a Bienal do Livro liderou o ranking dos mais seguidos do Twitter no Brasil.

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