Queimadas disparam 110% em Outubro

0

Nos 20 dias do mês de Outubro, o número de focos de incêndio no Brasil registrado foi 110% maior do que registrado no ano anterior. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no mesmo período do ano passado haviam sido registrados 9.836 focos de incêndio em todo o país e este ano já chegou aos 20.713 focos.

Segundo a SOMAR Meteorologia, o grande número de queimadas que vêm sendo registrado, deve-se ao atraso do período chuvoso no Brasil, que tem deixado o tempo mais seco. Este atraso é ocasionado pelo fenômeno La Niña, que aumenta o período de estiagem e diminui a regularidade das precipitações.

Os Estados com maiores registros de queimadas foram: Bahia (4.446), Mato Grosso (3.601), Tocantins (3.024) e Piauí (2.940). Mas há a expectativa que a situação comece a se normalizar com o retorno das chuvas na maior parte do país, nesta segunda metade do mês. Nos últimos dias, uma frente fria ocasionou chuvas por quase todo Nordeste e Norte do país.

Para os próximos dias, as áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da Região do Norte, apenas no Amapá e no nordeste do Pará, o risco de chuva é menor. No Nordeste, a distribuição da chuva permanece inalterada, começando na costa entre a Bahia e Pernambuco, avançando para norte até a costa entre o Ceará e Maranhão e retornando para sul, terminando no oeste da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui