Tendências para o inverno 2010 – Com as semanas de moda, começamos a escolher as peças (ou pelo menos os caminhos) para a próxima coleção que se anuncia. Mais do que tudo, o que fica claro em todos os desfiles é que as peças são para mulheres independente do estilo, poderosas e multitarefadas, guerreiras. Cores como o azul marinho, que surgiu timidamente no verão passado começa tomar força, combinado a tons quentes como o mostarda, ocre, havana e beges, levemente dramáticos. O preto, mais eterno e necessário do que nunca, será a base de brilhos de correntes, zípers aparentes e tachas, e também poderá ser acendido por pinks e fluos, em um jogo esconde/mostra.Veremos também muito cinza,liso ou tramado e suas combinações, principalmente em tecidos molengas e porosos.
As formas estão mais ajustadas ao corpo, tendência que já vêm sendo sentida há uns dois anos e agora se intensifica, e os ombros em evidência, com mangas presunto, pagode ou ombreiras em casaquetos e boyfriend blasers. O shape sofre uma dualidade, ora bem estruturado, quase como uma armadura, ora molengo e solto, escorregando e oversized. Moda em espirais, sempre se buscam momentos da história parecidos. Os anos 80 gritam , os 40 e 20 são sentidos, e a mistura faz tudo muito 2010.
Couro e pelos longos (eu preferencialmente escolho os fakes) cortados a laser ou estampados, veludo cristal, alfaiatarias clássicas como pied de cocq ou pied de poule, cetim de seda, rendas suaves, organzas, correntes, tricots no geral, lurex, malharia grunge ou étnica.
Aninha Pasternak é personal stylist e consultora de imagem. Formada em Publicidade e propaganda pela Cásper Líbero e estilismo pela FAAP. Descobriu o personal stylist há 12 anos, ao agenciar fotógrafos de moda e coordenar projetos fotográficos para diversos clientes.
Atualmente presta consultoria e realiza palestras sobre vestuário corporativo para grandes empresas, como a VALE, empresa da qual foi responsável por todo o figurino dos aviões e staff de diretoria e coordena todo o estilo da loja Virgemaria.