Durante o climatério, fase que ocorre antes e depois da menopausa, as mulheres apresentam alterações físicas e alguns sintomas psíquicos, como diminuição da autoestima, ansiedade, dificuldade de memória, concentração, perda do desejo sexual e depressão. Pensando nisso, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o projeto de extensão “Intervenção em grupo de apoio à mulher no climatério“. O projeto está com inscrições abertas para um grupo psicoterápico de mulheres que estão no climatério e podem participar mulheres com idades entre 40 e 50 anos.
O climatério é a fase da vida da mulher em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo. Sendo a menopausa a última menstruação da mulher, ela delimita duas fases do climatério, o pré e pós-menopausa.
O objetivo do grupo é oferecer um espaço reflexivo para que as mulheres no  período do climatério possam resgatar o sentido de autovalor e a autoestima,  repensar suas relações interpessoais e a desvalorização sentida a partir das  mudanças ocorridas no corpo. Durante os encontros será realizado um trabalho de  terapia de grupo com conversas e trocas de experiências.
As inscrições  poderão ser feitas somente na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, das 8 às  11 horas e das 14 às 16 horas, na recepção Unidade Saúde-Escola (USE). O grupo,  coordenado pela psicóloga Cláudia Maria Moura Resende, promove encontros  gratuitos semanalmente, às terças-feiras, das 8 horas às 9h30, na USE,  localizada na área Norte do campus São Carlos. Mais informações podem ser  obtidas pelo e-mail [email protected].

