Combinação de frio e alta umidade pode provocar neve no Sul

0

No decorrer desta segunda-feira áreas de instabilidade causam nebulosidade e chuvas constantes sobre o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, há previsão de elevado acumulado no oeste do Paraná e na divisa do leste paranaense com o norte catarinense. Já no centro, oeste e sul gaúcho, o tempo permanece seco, porém nublado. Além disso, o frio não da trégua e a máxima não deve passar dos 10°C no Planalto de Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra Geral, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. E dos 16°C nas demais áreas da Região Sul. “A combinação de elevada umidade e frio, favorece a ocorrência de neve nas cidades mais elevadas da Serra Geral entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira”, diz a meteorologista Nadiara Pereira. Além disso, o mar permanece muito agitado, com ondas de mais de 2,5 metros de altura na costa sul de Santa Catarina.

Amanhã, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica mantém a chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Segundo a SOMAR, o acumulado será elevado novamente, chegando aos 50mm entre o norte catarinense e o leste paranaense, o que aumenta o risco de inundações e deslizamentos de encosta entre os dois Estados. Na Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a combinação de umidade e frio mantêm o potencial para neve. O dia começa com mínima entre 0°C e 5°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná e à tarde, a máxima não passa dos 16°C nos três Estados da Região. Além disso, o mar permanece agitado entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina, com ondas de 2,5m de altura.

Na quarta-feira, a chuva enfraquece consideravelmente, porém ainda há risco de deslizamentos de encosta entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná. Além dos dois Estados, as chuvas fracas atingem também o oeste do Rio Grande do Sul. O frio da madrugada diminui e a mínima fica entre 6°C e 8°C na maior parte dos três Estados. A máxima também sobe, chegando aos 25°C no noroeste do Paraná e 22°C no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Apenas no leste catarinense e paranaense a máxima ainda não passa dos 13°C. A agitação marítima permanece elevada, com ondas em torno dos 3m de altura na costa de Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui