Concessão das bolsas de Pós-Graduação pela Unifesp

0

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, divulga edital disciplinar para a concessão das bolsas de Pós-Graduação – nível Pós-Doutorado de Assistência ao Ensino, previstas no Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Pelo Edital, os pesquisadores estão convidados a apresentarem propostas para bolsas de Pós-Doutorado a fim de atuarem em Projeto de Pesquisa visando a melhoria e a inovação do ensino de Graduação, bem como a sua integração com a Pós-Graduação.

Poderão concorrer ao edital candidatos, internos e externos, com projetos vinculados a linhas de pesquisa pertinentes a Programas de Pós-Graduação com conceito igual ou superior a 4 (quatro) na última Avaliação Trienal da CAPES; credenciados e recém-credenciados para os níveis de Mestrado e Doutorado, com projetos visando a melhoria e a inovação do ensino de Graduação; bem como a sua integração com a Pós-Graduação, na área de atuação docente.

Estão inclusos neste edital os Programas credenciados a partir do ano de 2008, que fazem parte do Programa REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que tenham obtido conceito 3 (três) no seu credenciamento, mantendo os critérios de número de candidatos à bolsa de acordo com o item 1.1 do edital.

Os projetos serão avaliados pela CEPG – Comissão Especial de Pós-Graduação de cada Programa de Pós-Graduação e, posteriormente, encaminhados a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Cronograma das Atividades:

Lançamento do Edital – 31/03/2011

Data limite para submissão das propostas – 30/04/2011

Divulgação dos resultados – 23/05/2011

Inscrições on-line e Edital completo disponível no endereço eletrônico:
http://www.unifesp.br/propgp/posdoc/reuni/

Sobre a Unifesp

A Unifesp foi apontada em 2011, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do País segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.

A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui