A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e sua regional São Paulo (SBIm-SP) promovem, de 26 a 29 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, a 13ª Jornada Nacional de Imunizações e a 3ª Jornada Paulista de Imunizações. Os eventos têm como tema principal “Imunizando a família – Estratégias para uma proteção mais ampla” e reunirão cerca de 1.500 profissionais da saúde para debater com mais de 40 especialistas os avanços na prevenção de doenças infectocontagiosas.
“Discutiremos os avanços tecnológicos, mudanças nos calendários vacinais, as perspectivas no desenvolvimento de novos imunobiológicos, os aspectos práticos da conservação de vacinas, os programas públicos de imunização e as mais recentes conquistas da área”, destaca o médico Renato Kfouri, presidente da SBIm.
Alerta para a importância da proteção coletiva
Presidente da Comissão Científica das jornadas, a médica Isabella Ballalai informa que o tema do evento “tem como objetivo evidenciar a importância da vacinação de toda a família para que o país alcance melhores metas de cobertura vacinal”. Ballalai acrescenta que esse cuidado também contribui para promover a proteção de pessoas que não podem receber determinadas vacinas ou que não estejam completamente imunizadas.
“Crianças pequenas, que ainda não completaram o calendário básico de vacinação, ou pessoas com o sistema imunológico comprometido, são mais suscetíveis à ação de vírus e bactérias. Devido a essa condição, serão beneficiadas diretamente se todos que mantêm contato com elas estiverem vacinados. Esse ciclo virtuoso impacta ainda a saúde da população de um modo geral, ajudando a reduzir a circulação de vírus”, explica Ballalai.
Na pauta, inovações como a vacina contra dengue e herpes zoster
“Nos esforços de combate a dengue as vacinas serão grandes aliadas da população”, considera Renato Kfouri. Por essa razão, os avanços no enfrentamento da doença serão tema da conferência do médico Luiz Jacintho, do Instituto Internacional de Vacinas (IVI) de Seul, na Coreia do Sul, organização patrocinada pela fundação Bill e Melinda Gates.
Nesse cenário de perspectivas para um futuro próximo também estão as pesquisas de produção de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tema que será abordado pelo médico Reinaldo Martins, do Instituto de Tecnologia em Imunobilógicos Bio-manguinhos. Já a viabilidade da vacina contra o herpes zoster será apresentada pelo infectologista Guido Carlos Levi, vice-presidente da SBIm Nacional e presidente das Jornadas.
Atualização e educação continuada
Para Roberto Florim, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm-SP), “as jornadas são um reflexo da quantidade de informação que é produzida no campo da vacinologia atualmente, cenário permitido pelos avanços tecnológicos em pesquisas científicas”. Um exemplo disso é a pesquisa de doutorado da médica Analiria Pimentel, de Pernambuco, sobre coqueluche, doença que vem merecendo a atenção mundial, principalmente pelo fato de os adultos estarem transmitindo para as crianças pequenas – situação que motivou a criação pela OMS da “Estratégia Cocoon” de combate à transmissão da bactéria Bordetella pertussis.
Clínica de vacinação de excelência
Outra novidade do evento é a instalação de uma clínica de imunização modelo. Na “Clínica SBIm”, que ficará disponível para a visitação dos congressistas, será possível ver, na prática, como são aplicadas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela própria SBIm para o manuseio e conservação adequados de imunobiológicos; atendimento ao público e registro de informações, por exemplo.
“Nesse espaço também serão realizadas oficinas para médicos e enfermeiros com orientação sobre aplicação correta de vacinas, forma adequada de descarte de seringas e outros materiais, manutenção da cadeia de frio – cuidado essencial para a conservação adequada de vacinas – entre outros temas”, adiantou Renato Kfouri.
Jornadas são abertas a médicos, enfermeiros,
farmacêuticos e profissionais de gestão em saúde
A programação das jornadas está dividida em quatro dias. No primeiro vai ocorrer o “Curso básico de imunizações” e outros sobre temas como: “Manejo dos diferentes calendários de vacinação” e “Rotinas de um serviço de Vacinação”. Nos dias seguintes, os temas serão divididos entre “mesas redondas” e “sessões interativas”. Os inscritos no evento poderão frequentar a exposição, que conta com um total de 16 stands. São esperados cerca de 1.500 participantes.
As jornadas têm o apoio das seguintes instituições: Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria, da Sociedade Paulista de Infectologia, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem, da Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, além do Programa Nacional de Imunização – PNI e da secretaria de Saúde do Estado de SP.
A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site:www.jornadasbim.com.br
Serviço
13º Jornada Nacional de Imunização e 3º Jornada Paulista de Imunização.
Local: Centro de Convenções Rebouças – São Paulo (SP)
Data: 26 a 29 de outubro de 2011
Mais informações: Telefone: (11) 3255 5674 / www.jornadasbim.com.br