Marcos Vianna – cuidados com os cabelos no inverno

2

Depois de dias quentes, sol a pino e menor umidade, os cabelos começam a enfrentar novos desafios da natureza: ventos frios, que tiram a umidade natural dos fios, deixam o cabelo mais elétrico e induzem mais ressecamento. Soma-se a isso o uso de água mais quente na lavagem diária, mais secador para não sentir os fios gelados e pronto: temos os fios mais uma vez desgastados e distantes da beleza natural que possuem.

Para o profissional de cabelos e pesquisador de visagismo Marcos Vianna, tudo isso pode ser minimizado com uma rotina de cuidados que podem preservar os fios por muito tempo mesmo em condições de muito frio, como no Sul brasileiro. “É preciso pensar nos fios com o mesmo cuidado que temos com a pele, seja do rosto quanto do corpo. É um tecido delicado, que requer uma rotina disciplinada para se manter com beleza e saúde – um ponto importante é que o cabelo fragilizado é um indicativo de desequilíbrio interno”, frisa Marcos Vianna.

E o que fazer para manter a beleza do cabelo mesmo no frio? Marcos partilha os truques:

1. Não dá para evitar o vento, mas é possível usar bons finalizadores capazes de formar uma capa de proteção para os fios, seja contra o vento ou sol excessivo. Há bons leave-ins no mercado que modelam os cabelos protegendo contra os fatores de desgaste natural, como vento forte e luz solar, e valem o investimento.

2. Secar o cabelo com muito calor requer que, no final, o cabelo receba jatos de ar frio, como um ventilador, para minimizar a eletricidade estática dos fios. Procurar usar menos chapinhas e modeladores que usam muito calor, pois o contraste das temperaturas pode fragilizar os fios delicados.

3. Lavar o cabelo com água menos quente sempre trará benefícios, como mais brilho aos fios e menos oleosidade no couro cabeludo. É comum no inverno que cabelos oleosos desenvolvam um pouco de seborréia por abafamento e excesso de oleosidade derivada da água quente na lavagem. Outro ponto relevante é escolher o shampoo e condicionador adequados ao tipo de cabelo e remover todo o produto ao enxaguar, pois resíduos de shampoo e condicionador podem gerar mais oleosidade e mesmo pesar no cabelo.

4. Cuidado ao sair com fios molhados presos nos dias frios, pois em geral eles foram lavados com água quente e ficam com a umidade mais quente no couro cabeludo. Vale secar bem o cabelo, esperar um pouco antes de sair principalmente em ambientes frios e com muito vento.

5. Fazer escova seguidamente danifica o cabelo, e mais ainda quando há o contraste de temperaturas e mesmo umidade. Opte por fazer a escova com menor freqüência, e para diminuir o volume vale usar bóbis grandes, que esticam o fio sem deixar o cabelo lambido, opção ideal para fios muito longos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui