Sisu – oferta superior a 100 mil vagas em 2012

0

Sisu – a oferta de vagas em universidades públicas e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, em janeiro de 2012, superará a marca de 100 mil. A informação foi prestada pelo ministro Fernando Haddad na tarde de quarta-feira, 23, em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

Na edição do segundo semestre deste ano, o Sisu ofereceu vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, quatro universidades estaduais e dois centros de educação federal e tecnológica (Cefets).

Interessados em debater números e custos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os deputados Wanderley Macris e Duarte Nogueira, ambos do PSDB de São Paulo, fizeram indagações sobre os procedimentos do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Haddad explicou que os custos das provas deste ano não superaram o valor de R$ 48 por candidato. “A média dos vestibulares é de R$ 91; e nós entregamos uma prova em até 3,5 mil quilômetros de distância”, disse.

O ministro explicou ainda que toda a segurança do exame está relacionada a procedimentos de logística e que o MEC está convencido de sua eficiência. “O que me preocupa é a aplicação, onde entra o elemento humano”, observou. Ele fez ainda uma comparação com o Scholastic Assessment Test (SAT), exame nacional norte-americano que registra de mil a duas mil provas com suspeitas de fraude por ano. “E esse exame tem 85 anos”, salientou.

Assessoria de Comunicação Social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui