Unifesp – isenção de pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2012

0

A partir de 1º de agosto, os interessados já podem consultar o edital do programa e checar a documentação necessária para a inscrição. As normas para o procedimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Unifesp 2012 já estão disponíveis para consulta pelo site http://vestibular.unifesp.br , e as inscrições têm início em 1º de agosto de 2011.

A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a segunda sob organização e aplicação da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP. Os cursos oferecidos para o programa são: Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e Engenharia Química no Campus Diadema; e Bacharelado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica), Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina no Campus São Paulo.

O benefício da isenção se dará ao candidato que preencher os seguintes requisitos: ter realizado inscrição em 2011 para o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, e concordar que a nota da parte objetiva seja levada em conta para a seleção nos referidos cursos; ter concluído o Ensino Médio até o final de 2011 em instituição pública ou particular (com concessão de bolsa de estudo integral); não estar cursando ou ter concluído curso superior; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico, ou ter renda familiar mensal igual ou inferior a R$545.

Inscrição
O período de inscrição tem início às 16 horas do dia 1o. de agosto de 2011, com término às 16 horas de 25 de agosto de 2011. O requerimento de isenção deve ser acessado, exclusivamente, no endereço http://vestibular.unifesp.br.

O resultado do pedido de isenção será divulgado oficialmente pela Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE, às 16 horas do dia 16 de setembro de 2011, pelo site http://vestibular.unifesp.br.

O período de efetivação da inscrição no vestibular Unifesp para os candidatos contemplados acontecerá no período de 19 de setembro a 28 de outubro de 2011.

Sobre a Unifesp

Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.

A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui