A presença de um bloqueio atmosférico entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai impede o avanço de frentes frias pelo Brasil e por isso, o tempo está seco na maior parte do país. Sem chuvas e com temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar entra em declínio e pode chegar a níveis muito baixos em algumas regiões na tarde de hoje. No Sudeste, os valores podem ficar entre 20% e 30% no norte de Minas Geras, e no Centro-Oeste, os índices chegam entre 15% e 25% no oeste e norte de Mato Grosso.
De acordo com estudos da Unicamp, valores entre 20% e 30% são considerados estado de Atenção, entre 12% e 20% estado de Alerta e abaixo de 12% estado de Emergência. Segundo os especialistas, a umidade relativa do ar considerada ideal para o organismo humano é entre 40% e 60%. Abaixo disso, há risco de complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz e irritação dos olhos.
Seguir algumas recomendações amenizam os problemas decorrentes da baixa umidade , tais como: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas, entre outros.
Além disso, a baixa umidade e o calor aumentam o potencial de incêndios em pastagens e florestas. Por isso, as pessoas devem tomar cuidado com bitucas de cigarro, por exemplo. Segundo a Polícia Rodoviária, muitos acidentes são registrados por conta dos incêndios nas estradas que começam com esse ato irresponsável.