Cespe/UnB qualifica colaboradores que vão atuar no Enem 2012

0

Os avaliadores das redações e os colaboradores que atuarão nas funções de ledor e de transcritor durante a aplicação do Enem 2012 participarão, a partir deste mês, de cursos de qualificação promovidos pelo Cespe/UnB. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Exame, exige que, quando da realização do Exame, essas funções sejam desempenhadas por pessoal certificado. Ao todo, cerca de 12 mil colaboradores serão certificados.

Os cursos serão realizados no ambiente virtual de aprendizagem que o Cespe/UnB mantém na internet. A plataforma tecnológica funciona por meio do sistema Moodle de gestão de cursos da modalidade de educação a distância e semipresenciais. “A utilização dessa plataforma surgiu pela necessidade de atingir os colaboradores nos estados onde o Cespe/UnB atuará no Enem”, assinala Maria Osmarina Oliveira, uma das responsáveis do Setor de Gestão de Pessoas do Centro.

O ambiente virtual de aprendizagem do Cespe/UnB ganhou novos recursos para atender aos participantes dos cursos de capacitação do Enem 2012. A equipe da Gerência de Interação Educacional do Centro integrou aplicativos de webcam, gravação de áudio e leitura do material didático em formato de livro na plataforma. Cada participante terá seu tempo contado individualmente quando estiver conectado ao Moodle, para fins de cálculo da frequência no curso.

AVALIADORES – Entre setembro e outubro, os avaliadores e supervisores fazem a primeira parte da preparação para o processo de avaliação das redações, com foco nas cinco competências que serão avaliadas nos textos dos candidatos. A previsão é de que cerca de 7.000 avaliadores e supervisores participem das aulas no Moodle. “A cada semana de capacitação, uma das competências será focalizada para afinar os critérios de avaliação”, explica Ormezinda Maria Ribeiro, Gerente de Interação Educacional do Cespe/UnB e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa.

Segundo ela, o curso oferecido aos avaliadores das redações do Enem será de formação continuada, pois esses profissionais já são especializados e pós-graduados em Língua Portuguesa. No entanto, todos deverão ter aproveitamento nas aulas e serão avaliados. Os certificados de aproveitamento do curso, que terá duração de 100 horas/aula, serão emitidos pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB).

A Gerente ressalta ainda a importância da iniciativa para a qualidade do processo. “O curso dará maior segurança às equipes de correção. A exigência da qualificação é, por parte do Inep, uma demonstração para a sociedade de que as provas são corrigidas com qualidade”, argumenta Ormezinda Maria Ribeiro.

LEDORES E TRANSCRITORES – Os participantes do curso de ledores e transcritores serão submetidos a avaliações teóricas e práticas, inclusive com a simulação de leitura e transcrição de provas, que serão realizadas no próprio ambiente virtual. “Vamos simular ao máximo todas as fases da aplicação de uma prova para os candidatos que sejam deficientes visuais”, conta Glaura Evangelista, especialista do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, que coordenará o conteúdo do curso e que possui experiência de 10 anos no Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) da UnB.

A estimativa é de que 5.000 pessoas participem da capacitação para essas funções. Os participantes devem possuir, no mínimo, o ensino médio completo e experiência comprovada como ledor ou transcritor em pelo menos duas aplicações de provas realizadas pelo Cespe/UnB. Os colaboradores serão divididos em 10 turmas e a capacitação terá 20 horas/aula.

De acordo com o Inep, cerca de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2012. As provas serão aplicadas pelo Consórcio Cesgranrio-Cespe/UnB.

Wilton Castro
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui