Um evento online marca a abertura do curso de inglês a distância que a Secretaria da Educação SP oferece para 50 mil alunos da rede estadual este ano. O secretário da Pasta, Herman Voorwald, participou ao vivo da apresentação exibida nesta segunda, 5, às 14h30. O governador Geraldo Alckmin, em mensagem gravada em vídeo, também deu as boas-vindas aos estudantes.
“Este é o primeiro curso totalmente a distância da história do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino. O trabalho é feito especialmente para atingir nossos jovens”, afirma a coordenadora da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp), Ana Carolina Lafemina.
Oferecido gratuitamente para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais por meio da Evesp, o curso pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, pelo site da Evesp. O conteúdo foi elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica e dinâmica, incluindo até um game. A duração é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. Para gerenciar todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes na plataforma a distância, 320 tutores foram treinados pela Fundação Padre Anchieta. Cada profissional será responsável por duas turmas de 40 alunos, totalizando 80 estudantes.
As aulas a distância oferecidas a 25 mil alunos neste semestre ocorrem até 27 de junho. No segundo semestre, serão oferecidas mais 25 mil vagas. Além disso, também existe a intenção em ampliar a iniciativa para outras línguas. O primeiro idioma que está sendo estudado pela Pasta é o espanhol.
Sobre a Evesp
Criada em maio de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, a Evesp destina-se a oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimento a necessidades de grupos específicos da população.
A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do curso de inglês online da Evesp, busca ampliar a oferta de vagas dos Centros de Estudo de Línguas (CELs), que atendem hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual por semestre em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês.
O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado.
O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, uma alternativa viável considerando-se o acesso cada vez mais amplo dos jovens aos recursos tecnológicos e midiáticos, comunidades virtuais e ambiente digitais. A utilização de recursos próprios do processo de autoaprendizagem permite aos estudantes o emprego de ferramentas tecnológicas interativas, que se constituem em elemento motivador do aprendizado. Tais ferramentas são cada vez mais utilizadas no ensino formal e nos processos de treinamento e formação profissional.
Da Secretaria da Educação