Educação será prioridade para o Biota-Fapesp

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Ampliar a comunicação com públicos além do meio científico, especialmente professores e estudantes do ensino médio e fundamental, é uma das prioridades do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota-Fapesp) em sua segunda década de existência.

Entre as iniciativas destaca-se um ciclo de conferências gratuitas voltadas a professores e estudantes do ensino médio que será realizado ao longo de todo o ano com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de ciência.

“Desde que foi renovado o apoio da Fapesp ao programa, em 2009, a questão da educação se tornou prioridade em nosso plano estratégico”, afirmou Carlos Alfredo Joly, professor da Unicamp e coordenador do Biota.

A programação prevê nove conferências que, além de apresentar conceitos e valores relativos à área de biodiversidade, abordarão de forma aprofundada cada um dos biomas brasileiros.

“Vamos apresentar o estado da arte sobre biodiversidade em linguagem acessível a um público heterogêneo”, disse Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química da Unesp em Araraquara e membro da coordenação do programa.

As palestras serão gravadas e o conteúdo ficará disponível no Portal do Biota (www.biota.org.br) e no Portal da Fapesp (www.fapesp.br), assim como outros textos e recursos didáticos que possam ser usados em aulas, pesquisas e trabalhos de grupo.

Ainda com o intuito de transferir conhecimento a um público cada vez mais amplo, Joly contou que a coordenação do programa planeja organizar exposições e ampliar a participação em redes sociais como Twitter e Facebook.

“Acreditamos que podemos contribuir para criar uma nova mentalidade sobre a importância da ciência para os jovens. Como cientistas, temos também a missão de motivar crianças e adolescentes a ver o conhecimento científico não como uma obrigação curricular, mas como instrumento fascinante de descoberta do mundo em que vivem”, disse Bolzani.

Assessoria de Comunicação e Imprensa, com informações da Agência Fapesp

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