A presença de uma frente fria na altura do Sudeste causa pancadas de chuva e trovoadas em algumas regiões. Segundo previsão da Somar, há risco de chuva forte e trovoadas no noroeste do Rio de Janeiro (região de Itaperuna), zona da mata de Minas Gerais (Muriaé) e o centro e sul do Espírito Santo, inclusive Vitória. Em São Paulo também há previsão chuvas em boa parte do Estado, mas serão fracas e isoladas.
Para sexta-feira ainda há previsão de chuvas no nordeste de São Paulo, boa parte de Minas Gerais e Espírito Santo de Rio de Janeiro. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, as chuvas podem vir acompanhadas de trovadas e rajadas de ventos, condição típica da próxima estação, que começa no sábado da semana que vem, dia 22. Porém, os acumulados serão baixos.
No fim de semana, o tempo seco volta a predominar em todo o Sudeste e as temperaturas disparam, especialmente no interior da Região. Os termômetros chegam aos 34°C no Triângulo Mineiro e aos 38°C no norte paulista. Nas capitais paulista e fluminense, a máxima chega aos 30°C, em Belo Horizonte e aos 29°C e em Vitória aos 26°C.