A sexta-feira novamente começou ensolarada e quente em São Paulo, com mínima na casa dos 21°C. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o meio da tarde a temperatura chega aos 32°C, um pouco mais baixa do que ontem, quando máxima alcançou 34,3°C. Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não fazia tanto calor assim desde o dia 15 de outubro de 2011, quando os termômetros alcançaram 34,5°C. Mas esse valor de ontem bateu o recorde histórico dos meses de março desde que a estação foi aberta.
A boa notícia para quem não aguenta mais esse calorão e o tempo seco é a chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o fim do dia o sistema provoca chuvas na Capital, mas ele não terá força para provocar grandes temporais. “Até chove forte, porém de forma rápida. A grande preocupação gira em torno da grande possibilidade de vendavais e muitas descargas elétricas no decorrer da tarde e noite desta sexta-feira”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.
No fim de semana, a grande novidade fica por conta do declínio da temperatura. Após uma semana seguida com máxima acima dos 30°C na Capital, finalmente os termômetros não chegam a esse patamar, mas o tempo ainda fica abafado, com valores na casa dos 28°C. Na tarde do sábado, a presença da frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro ainda pode causar chuva forte e isolada na Grande São Paulo. Segundo previsão da Somar, a chuva atinge preferencialmente o norte da Região Metropolitana (zona norte da Capital, além de Guarulhos e partes de Osasco e Alphaville) com potencial para formação de alagamentos, maior parte transitável. A partir do domingo já não há previsão de chuva forte na Capital.
Previsão para o Estado
A partir da tarde desta sexta-feira todo o Estado de São Paulo deve registrar fortes rajadas de vento com a passagem deste sistema. Mas as chuvas mais intensas estão previstas para a região de Araraquara. Amanhã, novamente há potencial para chuvas fortes e alagamentos intransitáveis apenas na região de Araraquara. No domingo, apesar da previsão de chuva em boa parte dos municípios paulistas, não há expectativa de precipitações intensas.