Os próximos dez dias serão caracterizadas pelo calor extremo no centro e norte do Brasil. Segundo previsão da Somar, muitas cidades devem registrar as tardes mais quentes do ano até 21 de setembro. Esperam-se máximas entre 36°C e 40°C nas Regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e norte de Minas Gerais, de São Paulo e do Paraná.
A previsão indica poucas e fracas ondas de frio pelas próximas duas semanas no Brasil. No momento, há uma onda de frio entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que deve prosseguir até o dia 14 de setembro.
Até amanhã, a máxima fica mais baixa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já entre 13 e 14 de setembro, o frio avança pela costa do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com máxima de apenas dos 24°C em grande parte do Sudeste e dos 20°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nas tardes mais frias destes períodos.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, uma segunda onda de frio é prevista para o dia 20 de setembro, atingindo apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.