Previsão do tempo – a última chuva significativa registrada na cidade de São Paulo aconteceu no dia 1° de maio, após esse episódio, apenas garoas foram registradas. Hoje e amanhã, o tempo continua seco, mas a previsão é de mudança.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a partir do início da tarde do sábado, uma frente fria chega à Grande São Paulo, causando chuva generalizada e forte. A precipitação será de curta duração, mas há potencial para formação de alagamentos transitáveis. No domingo, Dia das Mães, ainda chove em São Paulo, mas o risco de temporais diminui em relação ao sábado.
Temperaturas
Pela primeira vez no mês os termômetros podem chegar aos 26°C na Capital na tarde de hoje. O frio predominou nesses dez dias e a média da máxima nesse período é de apenas 22°C, 1°C abaixo da climatologia de maio. Já a mínima, apesar do recorde do ano registrado no dia 2 – com 10,5°C – está dentro da média do mês: 13,7°C.
Até sábado, a previsão é de temperaturas amenas, mas sem extremo, com máxima na casa dos 25°C. Já a partir do domingo, o frio aumenta e os termômetros não devem passar dos 21°C. E o paulistano pode preparar os agasalhos para a próxima semana, já que apesar do retorno do tempo seco, o frio vai predominar.
Chuvas pelo Estado
A partir do fim da noite da sexta-feira a frente fria já causa chuva forte sobre o Pontal do Paranapanema, no oeste de São Paulo. No sábado, o sistema avança e há previsão de chuva forte em boa parte do Estado de São Paulo, inclusive com potencial para alagamentos no oeste paulista, região de Presidente Prudente.
Segundo os meteorologistas da Somar, a partir do início da tarde do domingo volta a chover forte sobre o norte do Estado de São Paulo, região de Votuporanga. À noite, há risco de intensos temporais sobre as regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Barretos.
As temperaturas entram em declínio em todo o Estado. Em Presidente Prudente, por exemplo, a máxima de cair de 30°C na sexta-feira para 26°C no sábado. No domingo, os termômetros não devem passar dos 22°C em Iguape e em São José dos Campos, dos 24°C em Bauru e 26°C em São José do Rio Preto.