Para quarta-feira, a previsão do tempo ainda é de predomínio de sol e calor de mais de 30°C na cidade de São Paulo. No entanto, a partir da tarde a presença de áreas de instabilidade associadas à aproximação da frente fria já provocam pancadas de chuva no oeste, sul e leste do Estado, inclusive na Capital. Por conta do contraste térmico, há previsão de fortes rajadas de vento, o que pode trazer alguns transtornos.
Segundo previsão da Somar, na quinta-feira, dia 11, véspera do ferido de Nossa Senhora Aparecida, a frente fria causa chuvas fortes em São Paulo e há potencial para temporais e alagamentos, de acordo com a meteorologista Tatiane Martins. Além das chuvas, a temperatura despenca e a máxima não deve passar dos 23°C na Capital.
Na sexta-feira, a frente fria mantém o tempo fechado, com chuvas e temperaturas baixas em São Paulo. A sensação de frio predomina no feriado, com mínima na casa dos 13°C e máxima de apenas 19°C. No sábado o tempo permanece fechado, mas as chuvas diminuem. Somente no domingo o sol volta a predominar, mas mesmo assim as temperaturas permanecem baixas e não devem passar dos 22°C.
Rio de Janeiro
Para quarta-feira, a previsão ainda é de tempo firme e ensolarado na maior parte do dia e do Estado. Segundo previsão da Somar, a aproximação de instabilidades no Sudeste brasileiro provoca nebulosidade e pancadas de chuva no litoral sul e nas cidades que fazem divisa com o Estado de São Paulo no fim de tarde. Mesmo assim, a previsão ainda é de muito calor por conta dos ventos que sopram predominantemente do quadrante norte e a máxima chega aos 36°C na Capital
Segundo previsão da Somar meteorologia, na quinta-feira, véspera do feriado, o dia ainda começa abafado, com sol e variação de nebulosidade em todas as regiões fluminenses, mas o tempo muda até o fim do dia. Uma frente fria que passa pelo Sudeste muda a direção dos ventos e causa pancadas de chuva e trovoadas em grande parte do Estado entre a tarde e a noite, inclusive na Capital. Essas chuvas devem vir acompanhadas de ventos intensos, algo que pode prejudicar o deslocamento no Estado rumo ao feriadão.
Na sexta-feira, 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, a frente fria deixa o tempo instável e fechado sobre o Rio de Janeiro, com previsão de chuva a qualquer hora. De acordo com os meteorologistas da Somar, o acumulado será alto em algumas regiões e não se descartam transtornos como alagamentos em todas as áreas fluminenses. Como os ventos mudam para o quadrante sul, a temperatura já sofre declínio em todos os municípios e a máxima não deve passar dos 29°C na Capital. Os meteorologistas alertam também para a previsão de mar agitado, com ondas de 2,4m de altura e risco de ressacas.