No domingo a capital paulista recebe o maior evento automobilístico do mundo, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será a última prova do campeonato mais disputado dos últimos tempos. Dois pilotos ainda disputam o título, que será comemorado com a torcida brasileira. O alemão Sebastian Vettel, da RBR está 13 pontos a frente de Fernando Alonso da Ferrari, mas nada está definido, já que a previsão é de chuva na hora da corrida, condição do tempo preferida do espanhol.
Os treinos livres começam na sexta-feira, quando o sol ainda deve predominar em São Paulo durante todo o dia e não há previsão de chuva. Na madrugada ainda faz um pouco de frio e a mínima na capital será de 16°C, mas com o tempo aberto há um grande amplitude térmica e os termômetros chegam aos 34°C à tarde. No sábado o treino oficial será às 14h e o predomínio ainda deve ser de sol, mas com um pouco mais de nuvens no céu. Uma frente fria chega ao Sudeste e deve chover na capital paulista no fim do dia. A temperatura varia entre 20°C e 34°C.
No domingo, dia da prova, é que as condições do tempo mudam completamente em São Paulo. A frente fria continua atuando sobre o Estado e segundo os meteorologistas da Somar, o dia será de muitas nuvens no céu, chuva a qualquer hora do dia e temperaturas em ligeira queda. A mínima da madrugada será de 18°C e a máxima não passa dos 25°C. De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, na hora da prova os termômetros devem estar em torno dos 20°C em Interlagos e a chance de chover no autódromo é muito grande, pois ele está localizado na Zona Sul da capital, que é a região mais úmida da cidade.
Essa previsão de chuva no início da noite de sábado vai lavar a pista para a prova no domingo, isso tira a borracha dos pneus que se acumulou durante os treinos, o que exige um gasto maior de pneus durante a corrida. Já a chuva que vai cair sobre São Paulo no dia da grande decisão do campeonato mundial de Fórmula 1 vai deixar a competição ainda mais emocionante. Segundo o comentarista Reginaldo Leme essa é a chance do Alonso tirar o título de Vettel. “O carro da RBR é melhor em qualquer condição, mas o piloto da Ferrari se saiu muito bem nas provas com chuva este ano”, afirma Leme.
Lembrando que para se consagrar campeão, o espanhol tem que vencer a prova e o Vettel chegar em quinto lugar. Como nenhum brasileiro está na briga pelo título, para a torcida o que vale é a disputa e emoção não vai faltar nessa final de campeonato. Mas é importante levar um casaco e uma capa de chuva, pois o campeão vai comemorar com muita chuva, não só de champagne.