A combinação de excesso de nuvens e ar polar tem deixado a temperatura amena na região da cidade de São Paulo neste início de maio. Desde o começo do mês, a temperatura ainda não passou dos 26ºC no período da tarde, mesmo com o predomínio de sol.
Maio começou com a entrada de uma grande e forte massa polar sobre o centro-sul do Brasil que causou recordes de frio no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até no Norte do Brasil. Foi esta massa polar que fez a temperatura baixar para 10ºC na capital paulista pela primeira vez este ano. Nos dias 1 e 2 de maio, a USP registrou 9ºC no seu local regular de medição meteorológica, na região do Zoológico, localizado zona sul da cidade. No dia 2 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 10,5ºC no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Até o momento, estas são as menores temperaturas registradas oficialmente na cidade de São Paulo este ano.
A maior parte do ar polar deste sistema está sobre o oceano, mas um pouco ainda chega à cidade, trazido por ventos marítimos. Nesta quarta-feira, os paulistanos ainda vão sentir o friozinho desta massa polar. Depois da névoa do começo da manhã, o sol vai aparecer, mas não vai esquentar muito. Ventos mais quentes vão chegar a São Paulo na quinta e na sexta-feira, ajudando a elevar a temperatura e trazendo uma sensação de calor. Mas a temperatura vai continuar abaixo dos 30ºC.
Fim de semana com virada no tempo
O aquecimento do finalzinho da semana será interrompido por uma frente fria que traz muitas nuvens e chuva a partir da tarde do sábado. No domingo que vem, o Dia das Mães na capital paulista será comemorado com temperatura amena, céu nublado e chuva na Grande São Paulo. Há risco de chuva forte. Esta frente fria muda o tempo em todas as regiões paulistas e há risco de chuvas fortes também no litoral e pelo interior.