Tempo muda no RS e quarta-feira será com temporais

0

A terça-feira será ensolarada e com temperaturas em elevação na maior parte da Região Sul, mas a partir do fim do dia um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico causa pancadas de chuva e trovoadas no oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas da Somar, há risco de ventos fortes ao longo de todo o dia no oeste e norte gaúcho, com rajadas entre 50km/h e 60km/h.

Segundo previsão da Somar, amanhã a chuva passa a atingir boa parte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Trata-se de um vórtice ciclônico, sistema que normalmente não gera grande acumulado de chuva, porém causa intensos temporais por onde passa. “Os vórtices são áreas de baixa pressão, porém em altitude mais elevada em relação à superfície (entre 5 mil e 10 mil metros de altura). São sistemas que geram nuvens muito carregadas e estão normalmente associados com intensa queda de granizo e ventos fortes”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

O grande problema do vórtice é que ele gera temporais localizados. Portanto, todo o Rio Grande do Sul entrará em alerta, mas apenas algumas poucas cidades serão atingidas pelo temporal na quarta-feira. Ao longo de todo o dia, esperam-se rajadas de vento entre 70km/h e 80km/h em boa parte do Rio Grande do Sul e entre 50km/h e 60km/h no meio oeste de Santa Catarina. Além disso, o potencial para granizo é mais elevado no extremo sul gaúcho pela manhã e entre o Litoral (Norte e Sul) e Região Metropolitana de Porto Alegre à noite. No Paraná, apesar da maior quantidade de nuvens no leste do Estado, não há previsão de chuva.

O frio da madrugada diminui em toda a Região Sul nesta quarta-feira e à tarde, a máxima chega a quase 30°C no norte e noroeste do Paraná e 27°C no oeste de Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul. Apenas no oeste e sul do Rio Grande do Sul, os ventos passam a soprar do quadrante sul, fazendo com que a máxima não passe dos 21°C na maior parte dos municípios.

Na quinta-feira, o avanço de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva na maior parte da Região Sul. Apenas no noroeste e no extremo sul do Rio Grande do Sul ainda há potencial para nebulosidade e chuva isolada. A temperatura mínima volta a cair no Rio Grande do Sul, mas sobe no Paraná e em Santa Catarina. Na Campanha Gaúcha, os termômetros chegam aos 6°C, enquanto que no leste do Paraná e norte de Santa Catarina, espera-se algo em torno dos 9°C. À tarde, a máxima não passa dos 18°C no sul do Rio Grande do Sul, porém chega aos 27°C no oeste de Santa Catarina e aos 30°C no norte e oeste do Paraná.


Rafaela Fávaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui