Bloqueio atmosférico mantém o tempo seco e quente na maior parte do Brasil

0

A presença de um bloqueio atmosférico entre a Argentina e o Uruguai impede o avanço de frentes frias pelo Brasil e, por isso, o tempo segue seco em grande parte do país.  As condições do tempo praticamente não mudam nos próximos dias e até o final da semana a previsão é de tempo firme entre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste. As chuvas atingem somente a faixa leste do Nordeste, mas sem previsão de grandes acumulados. Na Região Norte, nuvens carregadas associadas ao calor e a alta umidade do ar causam pancadas chuva, mas com baixos acumulados e alternadas com períodos de abertura de sol.

Além disso, os próximos dias serão marcados pelo intenso calor no pais, inclusive na Região Sul onde os termômetros chegam a alcançar os 34°C no oeste gaúcho e entre o norte e oeste do Paraná. Aliás, essa semana será a mais quente do inverno em todo o país. Além disso, a umidade segue muito baixa, com índices abaixo dos 30% na maior parte das Regiões, o que aumenta o risco de doenças respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz e irritação dos olhos.

Segundo os especialistas, a umidade relativa do ar considerada ideal para o organismo humano gira em torno dos 60%. Quando os índices ficam muito baixos, a população deve seguir algumas recomendações, tais como: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas, e beber muita água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui