Calor retorna a SP

0

Os comerciantes reclamam que mesmo em liquidação, os estoques de roupas de verão estão encalhados, outros, que não têm vendido sorvete como gostariam, e tudo isso, por conta das baixas temperaturas registradas neste mês de janeiro. Em São Paulo, por exemplo, moradores do leste e sul do Estado têm enfrentado um friozinho, principalmente pela manhã e durante noite, desde o fim de semana.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, tudo isto é gerado por um sistema chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Trata-se de uma frente fria estacionada sobre a costa do Sudeste, entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo, e que organiza toda a umidade da Amazônia sobre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. “Nós não estamos sob a parte mais intensa do sistema, mas mesmo assim, passamos por uma semana diferente daquilo que as pessoas esperam para um verão, especialmente quando olhamos a temperatura”, comenta o meteorologista.

Na Capital paulista, a temperatura está 1°C abaixo da média climatológica do mês de janeiro, com uma média de 26,3°C até o momento. Aliás, desde domingo os termômetros não chegaram aos 23°C na cidade. Hoje os termômetros sobem um pouco mais e chega aos 24°C. Mas a boa notícia para aqueles que gostam de calor é que vem mudança por aí. Segundo previsão da Somar Meteorologia, a temperatura volta a subir já a partir de amanhã, com máxima prevista de 27°C e até sábado os termômetros chegam aos 30°C.

Com relação às chuvas, apesar da mudança no padrão do tempo a partir da segunda semana de janeiro, os volumes não foram muito altos e o acumulado de 164mm está 30% abaixo do normal. Para hoje há condição apenas de garoa, amanhã volta a chover na forma de pancadas na Grande São Paulo, situação mais próxima do verão, porém ainda sem potencial para transtornos.

Para sexta-feira a previsão é de tempo seco, ensolarado e quente em São Paulo, mas no fim de semana retornam as pancadas de chuva mais fortes, o que aumenta o potencial para alagamentos. De acordo com os meteorologistas da Somar, no sábado as precipitações devem ser mais isoladas e atingem preferencialmente o norte e oeste da Grande São Paulo, mas no domingo elas ficam mais generalizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui